11 Livros de copywriting que você precisa conhecer

By leandrasoaresrj@gmail.com | Copywriting

out 06

O copywriting é uma arte…

E um bom profissional da área deve desenvolver textos que convertam. Precisa saber como se faz, e mais do que conhecer as manhas da persuasão, dominar os modelos de headlines e saber os gatilhos mentais de cor, precisa desenvolver uma identidade.

Identidade é uma chave e não tem outro caminho para conquistá-la a não ser através de muito estudo e prática. Que tal começar descobrindo que pensam os gênios da arte de escrever para vender? Isso é animador, não é?

Então…

Neste artigo eu decidi abordar uma lista com alguns dos melhores livros de copywriting para você começar a ler o quanto antes, melhorando suas técnicas e trazendo mais resultados para as suas copys. Confira!

#1. As Armas da Persuasão – Robert B. Cialdini

livros-de-copywritingAs pessoas são submetidas diariamente a um excesso de informações e acabam sendo sujeitas a influências que nem sempre são positivas. Essa é uma problemática comum da vida moderna.

Neste livro, o autor aborda a questão da persuasão, quais aspectos psicológicos influenciam o comportamento e a tomada de decisões e como usar a mente em favor de uma estratégia de vendas – ou para defender-se de uma.

Cada capítulo aborda uma das armas de influência que impactam a conduta das pessoas e como você pode identificar momentos de vulnerabilidade, salvaguardando-se de vendedores e influenciadores mal-intencionados.

Conhecer esse lado permite que você adote estratégias de copywriting certas para elaboração de textos e consiga alcançar estrategicamente o seu público e os resultados que deseja.

Aqui vai um segredo…

As Armas da Persuasão é um dos meus livros de cabeceira. Mas não conte isso a ninguém, está bem? (risos).

Brincadeiras à parte, vamos ao segundo da lista.

#2. Ask – Ryan Levesque

livros-de-copywritingCom este livro você vai descobrir o que as pessoas realmente querem comprar e como chegar a elas pessoas de forma mais certeira. O autor destrincha inúmeras estratégias que podem ser utilizadas em qualquer negócio para aumentar as vendas e alcançar resultados incríveis em conversões.

Entre os livros de copywriting dessa lista, este é uma inspiração para todas as pessoas que buscam resultados fazendo “a pergunta certa”. Ele transformará à sua maneira de enxergar o mercado online e de se posicionar diante dos seus clientes.

Para um empreendedor digital, profissional de marketing ou especialista em copy, ASK é um livro indispensável. Anote aí.

#3. A Estrutura da Magia – Richard Bandler e John Grinder

livros-de-copywritingEste não é um livro de copywriting propriamente dito, mas é uma literatura altamente recomendada para quem busca aperfeiçoamento nessa área.

Em “A Estrutura da Magia”, Richard Bandler e John Grinder (criadores da Programação Neurolinguística – PNL), ensinam como os seres humanos representam suas experiências. Uma excelente ferramenta para compreensão do comportamento humano.

Entender o comportamento humano e a forma de manifestar suas vontades é um dos pilares básicos para qualquer copywriter, por isso esse livro é essencial para a sua biblioteca.

#4. Automatic Customer – John Warrilow (Inglês)

livros-de-copywritingUm livro sobre “manter seus clientes”.

Segundo o autor, mais importante do que conquistar novos clientes é manter os antigos.

O livro mostra como dominar a psicologia e vendas, fornecendo um roteiro de estatísticas para você medir a eficiência do seu negócio.

Não há tradução para o português, mas vale muito a pena, principalmente se você quer treinar o seu inglês e aprender os paranauês da fidelização.

#5. Build to Seel – John Warrilow 

livros-de-copywritingUm livro sobre empreendedorismo, que através de uma pequena história te ensina a transformar o seu negócio de forma muito positiva.

Os três principais pilares abordados neste livro são:

  1. Focar em produtos e serviços que você pode ensinar os seus funcionários a vender.
  2. Evitar guerras de preços focando em fazer algo melhor do que qualquer concorrente
  3. Gerar recompra.

Com excelentes lições de empreendedorismo, esse livro pode elevar sua profissão de copywriter a outo nível.

#6. Copywriting – Robert Bowdery 

livros-de-copywritingUm clássico do copywriting.

Pode-se dizer que é uma verdadeira bíblia sobre o assunto. Na obra, o autor aborda o papel do copywriter nas estratégias de marketing, destacando a relação entre o pensar e as palavras e imagens que melhor se adequam em textos criativos.

Com um conteúdo riquíssimo, o livro traz diversos exemplos ilustrados que demonstram a gama extensa de trabalho no qual os copywriters estão envolvidos, ajudando ainda a entender porque alguns anúncios funcionam melhor do que outros.

O livro aborda também o papel dos redatores, a compreensão do produto, a importância de conhecer o público, o domínio da língua, o estilo e a publicidade em diversos contextos diferenciados. Inclua esse na lista.

#7. Modernas técnicas de persuasão – Donald J. Moine e John H. Herd

livros-de-copywritingNeste livro, Donald Moine e John Herd ensinam as técnicas de persuasão – elementos indispensáveis para os profissionais de copywriting – abordando estratégias que auxiliam o leitor a ver, ouvir e sentir os sinais que os clientes deixam escapar de forma inconsciente.

O livro foi desenvolvido a partir de pesquisas feitas pelos próprios autores, que trouxeram dados que ensinam como usar a criatividade para estabelecer a confiança com o cliente até de demonstrar como administrar opiniões e convicções diferentes das nossas.

É possível encontrá-los em diversas livrarias virtuais, como a Amazon.

#8. The Boron Letters – Gary Halbert 

livros-de-copywritingUm dos livros de cabeceira de muitos copywriters de sucesso. “As Cartas de Boron”, em tradução livre, é uma bíblia de vendas e que vai auxiliar qualquer copy a desenvolver um trabalho diferenciado e impactante.

É o tipo de livro de copywriting que você deve sempre ter por perto e consultar quando sentir necessidade. Com muitos conselhos importantes e relevantes, depois de ler este título, você vai perceber mudanças na sua vida pessoal e profissional.

Aliás, Gary Albert é um dos ‘gênios da copy’. Já o citei em outros posts aqui, como: Copywriting e persuasão – A poderosa arte de escrever para vender e 3 cartas de vendas milionárias para alavancar o seu negócio digital.

#9.  – Robert Collier 

livros-de-copywritingEste é outro livro de alto nível sobre copywriting e persuasão.  O autor é considerado uma das grandes mentes do marketing, principalmente por abordar temas realmente relevantes para a vida prática dos seus leitores.

Especialista em marketing, persuasão e vendas, Robert ensina o leitor como escrever com perícia abordando técnicas implacáveis de influência. Se você domina o inglês, não pode deixar este letterbook faltar em seu Kindle.

Você encontra este livro na Amazon e em livrarias americanas.

#10. The Copywriters Guide to Getting Paid – Roy Furr

livros-de-copywritingLer este livro é uma das grandes oportunidades de ter uma perspectiva privilegiada sobre o universo do copywriting. No livro, o leitor pode aprender desde como obter o seu primeiro cliente até como atrair grandes clientes e ganhar dinheiro com sua habilidade em redação.

Nestas páginas, você vai descobrir como obter o seu primeiro cliente copywriting; que tipo de trabalho copywriting paga melhor; qual a melhor maneira de começar, mesmo com zero experiência; como promover a si mesmo e atrair grandes clientes; por que alguns copywriters ficaram rico, enquanto outros apenas ficam lutando.

E você ainda aprende mais sobre “oferta irresistível” para obter seus primeiros resultados. Se você quiser transformar suas habilidades de escrita em dinheiro no bolso, você vai encontrar o que procura neste livro.

#11. Gabay’s Copywriting Compendium – Jonathan Gabay

livros-de-copywritingComo o nome sugere, esse é outro dos livros de copywriting indispensáveis. Neste título, você vai encontrar conteúdos ricos que te ajudam no desenvolvimento do seu trabalho e ideias do seu trabalho de escrita.

A formatação permite fácil acesso e consultas rápidas, por isso esse é um livro que você vai querer ter sempre à mão.

O compêndio fornece uma seção “Top 25 Regras” para uma série de temas-chave, tais como a forma de debater, como escrever uma cópia inovadora e como pensar criativamente.

O texto foi cuidadosamente projetado para garantir que o material possa ser acessado rapidamente e facilmente entendido.

Bônus: Confissões de um Publicitário – David Ogilvy

livros-de-copywritingPrometi 11 livros de copywriting e estou entregando 12 (Entregar mais é uma poderosa técnica de copywriting, sabia?)

David Ogilvy é considerado o pai da publicidade moderna. Em Confissões de um Publicitário, ele aborda diferentes assuntos sobre a psicologia do consumidor, revelando pensamentos que o levaram ao status de “estrela do marketing”.

Muito do que você encontra no livro pode ser aplicado em seu trabalho com o copywriting contemporâneo. Apesar de o cenário ser um tanto diferente, os ensinamentos universais tratados na obra cabem perfeitamente nos discursos de vendas de hoje.

Mais uma indicação de um clássico para você incluir em sua biblioteca de copywriter.

Fechando…

Você deve ter em mãos materiais que possam auxiliar no desenvolvimento de um trabalho que gera resultado para seus clientes e para você mesmo. Estes livros de copywriting citados acima são excelentes ferramentas de desenvolvimento profissional para você. Leia e me diga o que achou, mas antes, comente abaixo qual foi aquele que mais te deixou animado em comprar. 🙂

About the Author

Leave a Comment:

(5) comments

Marcos Antônio 7 de outubro de 2016

Parabéns pelo artigo.

Reply
    leandrasoaresrj@gmail.com 11 de outubro de 2016

    Obrigada, Marcos. Espero ser sempre útil.
    Abçs.

    Reply
Hosting 8 de abril de 2017

E ele ensina nesse livro os principais conceitos para voce tambem construir a sua empresa invisivel. Eugene Schwarts e um dos grandes classicos do copywriting, e foi um dos grandes estudiosos dos fundamentos que temos hoje de comunicacao persuasiva e copywriting como um todo.

Reply
Caio 18 de abril de 2018

Como faço para comprar o “The Boron Letters – Gary Halbert” ? Estou procurando e não encontro

Reply
    leandrasoaresrj@gmail.com 18 de maio de 2018

    Já pesquisou na Amazon?

    Reply
Add Your Reply

Leave a Comment: