5 Dicas Para Aplicar Técnicas de Copy em Seu E-mail Marketing e Vender Mais

By leandrasoaresrj@gmail.com | Call to Action (CTA)

set 15

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Os textos de seus e-mails tem garantido os resultados que você precisa? Você já utiliza técnicas de copywrite neles? A partir do momento que você começa a construir uma lista de contatos  para trabalhar seu e-mail marketing precisa se dedicar a escrever suas mensagens da maneira correta. Fazendo isso você estará cultivando o relacionamento através de seu funil de conversão, indo em direção ao clímax: vender.

Neste artigo, vou lhe ensinar 5 passos eficientes para aplicar técnicas de copy, escrever seu e-mail marketing e garantir mais vendas!

#1. Antes de definir a mensagem do e-mail marketing, tenha um objetivo claramente definido

Antes de planejar e produzir uma copy para seu e-mail marketing, ou melhor, antes de fazer qualquer coisa no marketing digital, tenha um objetivo claro. O que você vai desejar que o cliente faça após ler seu e-mail?

O e-mail que você enviar levará seu leitor aonde? A um vídeo, página de vendas, artigo de seu blog? Tenha isso vem resolvido antes de abrir o Word e juntar as palavras. Como citei no artigo anterior, todo conteúdo deve fazer parte de uma estratégia. Portanto, não escreva nada sem propósito.

Uma copy sem estratégia não passa de um conjunto de letras e bits, que não geram resultados e que não levam seu cliente aonde você deseja. Lembre-se disso sempre se quiser vender sempre.

E vale chamar atenção a um detalhe: Para fazer um bom CTA (chamada para ação em português), você tem que ter nítida a ação que está propondo. E aqui entra o que já falamos também: a importância do planejamento. Ele vale para tudo, inclusive para e-mail marketing profissional.

#2. Arrase nas Headlines – Sempre elas (e vai ser sempre assim)

Não tem para onde correr. Se você quer mesmo fazer a diferença e gerar resultados, suas headlines precisam ser fantásticas. Não é a toa que tenho dado bastante ênfase no assunto aqui no blog.  Dedique-se a escrever sempre os melhores títulos para suas mensagens. No caso dos e-mails, a headline é o texto do assunto.

A primeira dica é: Chame a atenção. O título deve ser chamativo, atrativo, curioso, polêmico, provocador. Dê uma olhada nesta headline:

“Como eu garanti 6 dígitos de faturamento com apenas um e-mail”.

É ou não é atrativo?

Quer mais? Veja esse:

“[Importante] Vagas abertas e uma chuva de bônus”

Funciona bem pensar no que te motiva a abrir os e-mails que recebe. Pense que do outro lado da tela estarão Pessoas (mão me canso de lembrar: Pessoas) que desejam mudar de vida. Essas Pessoas respondem muito mais a instintos gerados pela emoção do que por mecanismos acionados pela razão. Por um simples motivo: são seres humanos. Gatilhos mentais são eficientes porque agem diretamente na emoção. São excelentes técnicas de copy.

#3. Escreva com clareza

Um bom texto de copy em e-mail marketing precisa comunicar com clareza. O mesmo vale para os e-mails que você enviar. É claro que é sempre bom deixar um pouco de mistério no ar, a fim de incitar a curiosidade, esse inclusive é um dos gatilhos. Mas o texto não pode ser muito obscuro e abstrato, ou seja, passar uma mensagem confusa.

Por isso, preze sempre pela clareza em cada e-mail marketing. Evite deixar as pessoas preencherem lacunas e imaginar por si mesmas do que se trata. Seja você o condutor da mensagem, comunicando claramente o que tem em mente. Confira um trecho de um e-mail que enviei recentemente para os assinantes de meu blog:

Olá, vamos trabalhar no seu negócio hoje? Esse e-mail é rápido, para você já começar a vender mais ainda hoje!

Que a base do marketing digital é entregar conteúdo de valor e assim impulsionar as vendas, você já sabe. Porém, essa entrega de conteúdo precisa ser concreta, você precisa de fato passar conhecimento de forma fácil para seu leitor não ficar com dúvidas.

Para fazer isso rápido, na prática, não pense duas vezes. Clique agora e veja se você está utilizando esses 7 passos muito simples, mas que fazem verdadeiro milagre na praticidade de você escrever um bom post.

Viu? Não há nada que deixe dúvidas. O texto é curto, mas passa a ideia de que se trata de alguma técnica que a pessoa pode aplicar para escrever posts… em apenas 7 passos. Simples assim.

Está tudo ali, e eu já levo ela direto ao clique para ler o post (isso é o famoso CTA – levar a pessoa à tomar a ação desejada). Não há margem para a pessoa ficar pensando e preenchendo lacunas. Ou ela clica, ou não.

#4. Crie um ambiente persuasivo

Esta é uma dica importantíssima! Apesar de a palavra copywriting já remeter a persuasão, muitos ainda deixam a desejar na prática. O que é exatamente criar um ambiente persuasivo? É formar um ambiente onde “você está muito propenso a entrar na cabeça do seu leitor”.

Essa técnica é utilizada para: atrair e fidelizar de clientes, não só em e-mail marketing. E se você deseja aumentar sua autoridade, e consequentemente gerar mais resultados em conversão e vendas, precisa aprender a aplicar técnicas de persuasão em seus e-mails.

Você sabe qual o conceito de Persuasão? Influenciar alguém a aceitar uma ideia. Mas como a pessoa aceita sua ideia? A dica é: Repetindo a mensagem em diferentes momentos. Veja como faço isso em minhas copys de e-mail marketing:

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Em diversos momentos o leitor se depara com o link. Isso é exatamente para que ele não feche o e-mail sem clicar. Esta é uma forma simples de criar um ambiente persuasivo.

Para entender mais sobre persuasão e aplicar nas suas copys, confere depois este outro artigo que escrevi no blog. Mas antes continua lendo aqui até o final, para aprender tudo!  Copywriting e persuasão – A poderosa arte de escrever para vender

#5. Use um CTA – Call To Action (a chamada para ação) atrativo

Nesta última dica, aconselho que você motive seus clientes a realizar uma ação. Utilize uma chamada para ação atrativa, tanto no corpo, quanto no fim do e-mail. Utilize palavras de ação para estimular o desejo de clicar, e-mail marketing é isso, relacionamento e tomada de ação planejada.

Diversas pesquisas mostram que os leitores tendem a agir com mais frequência quando leem textos com mais verbos de ação. Trago alguns para você:

  • “Clique”
  • “Adquira”
  • “Compre”
  • “Assine”
  • “Comece”
  • “Assista!”

Nesse contexto, evite termos passivos e opte por palavras de comando, pois elas tendem a gerar mais resultados quando se trata de copy em e-mail marketing. Guarde bem esta dica! E detalhe, elas funcionam bem quando acompanhadas do Agora. Veja:

“Assista Agora ao Vídeo que Gravei.”

“Faça sua Assinatura Agora para Receber os Bônus”

Concluindo

Você pode começar a trabalhar essas dicas ainda hoje para fazer seu negócio vender mais. Para fechar, destaco um conselho: jamais compre listas de e-mail. Isso definitivamente não funciona. Construa a sua por conta própria, mas saiba construir com qualidade e não focando na quantidade apenas.

E diariamente se atenha ainda mais ao que tratei aqui, estude e aperfeiçoe suas técnicas de copy. Copywrite pode alavancar vendas e impulsionar resultados, não só por e-mail marketing. Mas trabalhando essa ferramenta já será um bom começo.

Boas vendas e #boascopys!

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(7) comments

Carlos Camargo 15 de setembro de 2015

muito bom seu artigo!

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CEZAR 15 de setembro de 2015

Muito educativo, como base é bastante interessante.

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Rogerio Guerreiro Ribeiro 17 de setembro de 2015

Leandra, estas dicas fazem a diferença!
Enquanto eu estava lendo este artigo não tive como não projetar uma copy para a minha lista, mentalmente, mas logo vai para o papel e vamos ver no que dá.
Coincidentemente, hoje estava pensando em enviar para a minha lista exatamente o que você exemplifica sobre a chamada para assistir a um vídeo. Muito bom, me deu a certeza de que estou no caminho!
SucessoSempre!

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leandrasoaresrj@gmail.com 17 de setembro de 2015

Fico muito feliz em ler esses comentários. Coloquem em prática, não deixem para depois. 🙂

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Daisi 17 de setembro de 2015

Oii tudo bem? muito bom! Adorei o assunto. Gente estou amando o colcho novo que ganhei dos meus parentes.

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[…] artigo anterior, falei sobre copy em e-mail marketing. Como forma de complementá-lo, cito o CTA como elemento […]

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Hilton do Vale 7 de janeiro de 2016

Animal o post, curti muito, ta de parabéns! Para mim que to começando agora, realmente vale a pena, muito legal.

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