7 passos de como escrever um post perfeito para o seu blog

By leandrasoaresrj@gmail.com | Blog

set 09

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Uma das maiores dificuldades de quem trabalha com marketing na internet é como escrever um post para seus blogs. Mesmo mantendo o foco do meu trabalho nas copys, recebo muito pedido de ajuda para conteúdo de blogs, e realmente todo empreendedor digital precisa estar atento ao que agrega de valor aos seus clientes através do blog.

Pensando nisso, decidi trazer um passo a passo simples, com 7 etapas bastante funcionais na hora de produzir um artigo. Espero que ao término da leitura, você esteja apto a escrever conteúdos que mudem a vida de seu público e elevem seu posicionamento no mercado. Vamos lá?

Como escrever um post para o seu blog

Passo 1: Defina o objetivo

Todo conteúdo deve fazer parte de uma estratégia. Portanto, não lance posts a esmo em seu blog. Artigos sem estratégia não passam de publicação gratuita, que não geram resultados e que enchem a internet de bits.

O primeiro passo então é definir qual o objetivo de seu post. Dentre alguns, posso sugerier: atrair visitas, converter visitas em leads (pessoas que se cadastram para continuar recebendo seus artigos via e-mail), informar sobre um novo produto, educar quem já é cliente, entre outros.

Já comece a pensar no que o leitor terá que fazer ao terminar de ler. Para você ter uma ideia mais clara, vou exemplificar revelando o objetivo deste post aqui: “promover o conhecimento para quem me acompanha, ensinando como escrever um post passo a passo”. Estando esse ponto bem resolvido, você já pode escolher o tema…

Passo 2: Escolha o Tema

O tema geralmente precisa ser pré-concebido em sua estratégia de conteúdo. Obviamente, esse tema deve ter tudo a ver com seu perfil de cliente. Aqui no blog, por exemplo, trato de vendas sim, mas observe que trato de assuntos de desenvolvimento pessoal e profissional, e de técnicas específicas de vendas na internet, assuntos extremamente interligados.

A partir desses pilares é que defino os tópicos principais, como: desenvolvimento da mente, empreendedorismo, escrita para venda, copywriter, etc. Então, comece a pensar no tema que dará base para seu artigo, pois a partir dele, é que a produção começa a tomar forma.

Passo 3: Pesquisa de palavra-chave

O que você precisa fazer agora é pesquisar uma palavra-chave que se encaixe no seu tema.  Aqui explico que nem todos os seus artigos precisam ter um termo de busca específico, pois o que vale mesmo é a relevância do conteúdo. No entanto, é sempre recomendável pensar nas palavras-chaves, pois elas ajudam a ranquear seu post nos motores de busca.

A palavra-chave desse artigo é: como escrever um post. Nesse caso, além de entregar um conteúdo de valor para quem já me acompanha, abro as possibilidades para que outros também encontrem este conteúdo ao pesquisarem no Google.

Mas como encontrar este termo de busca? Existem algumas ferramentas gratuitas que podem lhe ajudar. Uma delas é o ‘Google Keyword Planer‘, o ‘Planejador de Palavras-Chaves do Google’. Para usá-lo, basta ter uma conta no Google. Veja o que você precisa fazer nesse passo a passo:

  • Depois que acessar o Planejador de Palavras-chave, você verá a tela inicial.
  • Clique em Pesquisar Novas Ideias de palavras-chaves e de grupos de anúncios, e a caixa de busca será mostrada. – Exemplo: fiz a busca por:“como escrever um artigo” e “como escrever um post”.
  • Daí foi só clicar no botão Obter Ideias e acessar o resultado da busca.
  • Aproveite para filtrar os resultados, clicando na aba Ideias de Palavras-chaves e ordene os resultados pela Média de Pesquisas Mensais.

Quanto maior a busca e menor a concorrência, melhor será para trabalhar os assuntos principais. Mas você pode produzir com base em long tail (cauda longa), explorando ainda mais os temas com palavras com menos procura.

Passo 4: Criando o Título

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O título é a parte que você deve dar maior atenção, sabia? Um bom título garante 80% de seu artigo. Também conhecido como headline no mundo digital, seu título deve atrair seus leitores. Caso contrário, as pessoas poderão passar longe de seu blog. Então, a dica aqui é que você perca, ou melhor, ganhe, tempo com o título de seu post.

Para te ajudar com a criação, destaco 3 táticas que utilizo em minha própria produção, quando escrevo aqui no blog pra você:

#1. Não coloque nas headlines palavras de difícil leitura – Seja claro, objetivo e direto.

#2. Desperte a curiosidade – Um leitor curioso não hesitará em clicar em seu post ou abrir seus e-mails.

#3. Faça perguntas que as instiguem a descobrir a resposta – Títulos com perguntas atraem muito mais cliques que outros tipos.

Um detalhe, essas dicas também se adaptam na hora de escrever um e-mail, ok?

Tenho um artigo completo falando sobre isso, que você pode ler clicando aqui!

Passo 5: Pesquisa e redação

Muito bem, chegou a hora de escrever seu post. Geralmente redigo os meus em um arquivo do Word, pela facilidade de edição, mas existem outras plataformas, como o documento do Google Drive. Isso é uma questão de gosto. O importante é que você se sinta confortável ao escrever.

Com os pontos anteriores bem estruturados, cabe a você agora dar lugar a criatividade, dando vida às palavras. Existem alguns recursos técnicos que alguns redatores utilizam que podem ser bastante úteis se você souber usar também. Eles se resumem basicamente em:

#1. Definir o Número de palavras

Não existe uma regra para o número de palavras para um artigo de blog. Isso deve ser inerente a sua estratégia, a sua capacidade de escrita e o perfil de público que lê seus posts. Uma coisa é certa: posts maiores convertem mais, sem contar que ajudam no ranqueamento. Isso é o que o tempo tem mostrado.

Meu conselho é que você trabalhe com uma média de 1000 a 2000 palavras para seus posts. Não que outras quantidades não sejam permitidas, mas esse é um bom padrão para trabalhar os assuntos. Defina isso com antecedência, pois começando com um número em mente fica mais fácil para você produzir seu post.

#2. Usar Subtítulos

Não sei se você reparou, mas goto de explorar bastante os subtítulos em meus posts. Isso não é coincidência. Escrever artigos com uma boa variedade de subtítulos ajuda na leitura, tornando o texto mais agradável para o leitor. Grandes partes de texto em blogs não são recomendáveis, pois afastam o leitor da plataforma.

Você não quer que isso aconteça com seu blog, certo? Então, use e abuse em suas escritas, variando-os de acordo com o tamanho do post. Se valha da mesma essência das headlines, tornando seus subtítulos chamativos e informativos.

#3. Se valer de parágrafos curtos

Este é outro ponto a ser pensado na hora de pensar em como escrever um post perfeito. Pelo mesmo motivo do uso de intertítulos, seus artigos precisam contar com parágrafos curtos. Grandes blocos de palavras são ideais para meios impressos como revistas e jornais. Reparou o tamanho desse parágrafo?

Na internet, o ideal é que se disponha as ideias em pequenos espaços, com no máximo 7 linhas.  Parágrafos com 2, 3 e 4 linhas são perfeitos, além de ajudar bastante os usuários no momento da leitura. Comece a escrever menos, sem deixar, claro, que isso atrapalhe a exposição do tema. Pense em colocar as ideias em pequenos blocos de palavras e verá como tudo irá fluir de uma forma melhor.

#4. Explorar listas

Posts com lista, além de bastante atrativos, ajudam a prender seu leitor e também tornar a leitura mais agradável. Se atentou ao título deste post? Ele promete 7 passos de como escrever um post perfeito. Você pode fazer parecido, dando ao seu público o que ele precisa em uma lista de coisas.

“X dicas”, “X Passos”, “X formas”, “X sacadas”, enfim seja criativo e aproveite o potencial das listas para engajar pessoas em seu blog. No entanto, é bom variar, para que seu conteúdo não fique com “cara de receita de bolo”. Ou seja, use outras formas de posts. E quando for usar as listas, faça a melhor que conseguir, reunindo informações altamente informativas para sua audiência.

Resumo do roteiro de produção de um post

Para facilitar ainda mais, veja como um artigo pode ser planejado. Vou usar este mesmo artigo aqui como exemplo:

Artigo de 1000 a 1500 palavras

Tema: “escrita para web”

Título: “X passos de como escrever um post perfeito para o seu blog”

Tópicos a serem abordados:

Objetivo, tema, palavra-chave, título/headline, pesquisa e redação, call to action.

Siga este modelinho básico, já será seu primeiro passo!

#6. Pesquisas

Em relação às pesquisas, não leio para depois fazer o texto. Na verdade, faço a pesquisa enquanto componho o artigo. Às vezes, com os tópicos já definidos, vou considerando os pontos mais importantes, e, enquanto interpreto o conceito, vou colocando as ideias no arquivo.

Esta é uma forma mais eficiente e ágil de redigir um artigo para web. Alguns preferem ler bastante antes de começar, mas o risco de esquecer algumas ideias é evidente, sem contar o tempo que se leva para escrever. [A não ser que você tenha uma “memória de elefante e seja um mutante na digitação”].

Se inspire em bons sites e blogs. Acompanhe empresas e profissionais de nome, que fazem um bom trabalho, tanto nacionais, quanto estrangeiros. Jamais copie conteúdo de outras pessoas, pois além de ser feio, é crime. Pesquisar é basicamente conferir fontes, buscar informações e jamais plagiar. Seu texto deve ser original e criativo, ou não faz sentido você manter um blog no ar.

#7. Call to Action

Por fim, chegou a hora de fechar seu post e levar o leitor a uma ação. Antes, porém, aconselho que você evite resumir o que foi dito durante o texto, pois não é necessário. Depois de iniciar e desenvolver seu post, aplique, ao longo dele, alguns call to action que esteja alinhados ao objetivo, principalmente ao final.

As ações desejadas podem ser: interagir com a página, ler outros conteúdos, assinar a newsletter ou baixar uma recompensa, por exemplo. O intuito é gerar leads para que consigamos transformá-los em oportunidades de negócio, e manter essa pessoa ainda mais informada.

Por isso, sempre link um e-book seu ou outro material similar. Se não houver, fomente o relacionamento por meio de: “comentários dos leitores”, “cadastro em newsletter”, “fale conosco” ou qualquer outro ponto estratégico para seu blog.

Fechando…

Então, este foi nosso artigo de como escrever um post perfeito. Espero ter contribuído mais uma vez com seu trabalho, seja de redator ou de empreendedor digital. Se desejar, interaja comigo e os outros leitores deixando seu comentário. E claro, se precisar de mais informações sobre a escrita para marketing ou vendasdeixe seu e-mail aqui neste endereço!

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(2) comments

iveli e.placitte 11 de setembro de 2015

Obrigada Lendra Soares pela sua sinceridade e clareza com que escreveu este artigo.
Foi direta aos pontos e esclareceu minhas dúvidas, desvendando o mapa da mina.

Agora que sei o caminho, vou lhe procurar para me orientar.

Parabéns e muita Luz no seu caminho!Abçs

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Hebergement web 9 de setembro de 2016

E, como ja falamos, como o objetivo e escrever um post rapido, nesse caso escolha um tema que voce domine. Isso mesmo, aquele assunto que voce gosta tanto que mal consegue parar de ler e aprender a respeito.

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