Aprenda a vender na internet e tenha sucesso em qualquer nicho

By Leandra Soares - Admin | Negócio online

abr 12

Aprenda a vender na internet e tenha sucesso em qualquer nicho!

Vender pode parecer uma tarefa fácil, mas na prática não é tão simples assim. É preciso saber eliminar  as objeções dos seus clientes até finalmente concretizar uma venda, e na internet o desafio é maior.

A boa notícia é que eu vou te ajudar a entender como funciona este processo, pois mesmo sendo um desafio, uma pesquisa realizada pela Forrester Research mostrou que  71% dos compradores das empresas iniciam seus processos de compra com buscas no Google. Depois desse dado, você tem alguma dúvida que a internet é o lugar certo para empreender? fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/mercado-b2b-crescimento/

Vender é uma habilidade que não se nasce sabendo, mas que se desenvolve com as técnicas certas. E para ter sucesso nas vendas online, seja você um grande empresário ou um corajoso empreendedor, as técnicas são as mesmas: simples e pautadas em uma comunicação estruturada. Vamos ver neste artigo como fazer as vendas online começarem a acontecer naturalmente.

Quando pensamos em um vendedor geralmente a imagem que nos vem à mente são pessoas que trabalham em lojas físicas como roupas, sapatos, móveis ou aquele que nos visita com sua pasta oferecendo algum produto. Mas a expansão da internet e a facilidade das pessoas em se manterem conectadas nos trouxe uma nova realidade: os empreendedores se tornaram vendedores  online. Então, como estão as relações entre vendedores online e clientes no mundo digital?

para crescer o número de suas vendas online é preciso compreender que o seu cliente pode até acompanhar seu trabalho, suas dicas, assistir aos seus vídeos e conhecer seu produto, mas diferente das lojas físicas ele não terá contato com você ou com o que está vendendo ao realizar a compra.

Por isso é importante que você tenha a sua presença digital, como mostrei neste vídeo:

Construindo notoriedade e autoridade no seu nicho, e também já quebrando o máximo possível de objeções ao longo do processo, assim você terá sucesso em qualquer nicho, e vou te mostrar agora mais algumas dicas simples mas que podem te ajudar nisso.

Usando a sua imagem para vender

Voltamos aqui a falar na presença digital? Sim! Para início de conversa vamos definir que toda venda começa com uma interação inicial, independente de ser uma indicação, ou cliente novo, vindo através de prospecção ou anúncio. O fato é que o primeiro contato vai passar a sua imagem ou do seu produto, por isso é crucial que seja positiva! Já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica, certo?

Outro fator que pode prejudicar suas vendas é a baixa credibilidade. Na internet você deve manter sua credibilidade em alta desde o primeiro contato. Uma página bem estruturada, com imagens feitas por um profissional é importante, evite imagens caseiras, não poste qualquer foto e faça revisão de tudo que escrever. Erros de português irão denegrir a sua imagem e podem prejudicar sua credibilidade.

Tenha muito cuidado com a maneira de se apresentar e falar, tudo pode interferir na sua credibilidade passando uma imagem positiva ou não. Tenho um vídeo no meu Canal do Youtube mostrando como até mesmo a respiração pode influenciar neste ponto e nas suas vendas. Caso queira assistir clique aqui!

3 princípios básicos das vendas para quebrar as objeções

Para você entender mais dessa relação vendas online x objeções, vou te mostrar 3 princípios que independente do nicho que você atue, trazem resultados positivos. Eles se aplicam em qualquer processo de vendas, independente do produto.

1 – Confiança:

A venda na internet é feita através da confiança. O  cliente/lead precisa confiar em você, no seu serviço ou produto para se sentir seguro e chegar ao último passo.  Por isso ser uma autoridade e ter credibilidade no seu nicho é tão importante!

Lembre-se que sua lead não te conhece pessoalmente. Então tudo o que ela terá relacionado a você, será o que a sua imagem passar, e quanto melhor for, mais seguro ele irá se sentir para realizar uma compra e até mesmo indicar a outras pessoas.  Mostre que você sabe como solucionar o problema dela!

2 – Relacionamento:

Toda confiança é construída através de um relacionamento, e nas vendas isso não é diferente. Quando eu digo relacionamento, me refiro ao tempo em que ele começa a conhecer mais sobre você, sua empresa ou produto.

Neste processo, uma lead frio (possível comprador), torna-se uma lead quente (quando têm interesse em comprar). E como você pode criar um relacionamento e realizar vendas todos os dias?

Hoje no marketing digital temos estratégias específicas para cada objetivo. Vou citar aqui algumas que podem te ajudar a construir este relacionamento para gerar vendas.

E-mail marketing

Muito utilizado para quem já tem lista de e-mails. Existem diversas ferramentas que você pode utilizar para programar seus e-mails nos dias e horários que desejar ao longo da semana.  Com elas é possível ter métricas exatas de quantas pessoas leram, quantos e-mails foram enviados e até mesmo enviar formulários.

Através destes e-mails programados você consegue criar um relacionamento com a sua lead, que irá acompanhar artigos, novidades, convites para Hangouts e abertura do carrinho de vendas. Ou seja, com esta ferramenta ela estará mais próxima de você e do seu produto.

Eu utilizo este recurso e recomendo! Caso você também queira fazer parte da minha lista VIP e receber meu conteúdo semanalmente, clique aqui.

Chatbot

Este é muito utilizado no Facebook e Instagram. Aqui a vantagem é deixar mensagens programadas para interagir ou responder leads que entram em contato com você, seja via messenger ou por anúncio e tudo pode ser analisado através das métricas.

Além disso, é um ótimo recurso para enviar conteúdo, artigos, convites, novidades… ou seja um ponto forte de interação com sua lead. Mas cuidado! Ninguém gosta de ficar conversando com um robô. Então tenha atenção nas mensagens automáticas e responda pessoalmente quando tiver tempo.

Grupo no WhatsApp ou Facebook

Sim… isso mesmo que você leu! Já pensou em usar os grupos no WhatsApp ou Facebook para gerar vendas? Se não pensou, está perdendo tempo… e dinheiro.

Nesta estratégia, você vai precisar que suas leads tenham interesse em entrar no grupo, por isso o relacionamento aqui não é inicial. Ou seja, ele já conhece o que você tem a oferecer e provavelmente quer saber mais e se manter atualizado.

Aqui é mais complicado de se ter dados para métricas e controle, mas o seu conteúdo pode ser diário, com links que levem para seu site, página, vídeo e muito mais. Além disso são pessoas que provavelmente tem interesses em comuns, então terão um engajamento maior que resultam em mais vendas.

3 – Transparência:

Seja transparente ao mostrar o que o seu produto faz e no que pode ajudar. Ou seja, seja claro, objetivo e nunca minta! Isso pode acabar com a confiança que você veio construindo com a sua lead.

Outro fator que pode te ajudar a vender através da transparência, é mostrar que caso ela desista da compra, ou não esteja satisfeita, pode solicitar o reembolso. Isso mostra que você confia no seu produto ou serviço e que sabe como pode ajudá-la.

Todos estes pontos bases que mencionei aqui são importantes para o sucesso nas vendas, mas pensando além disso, pode favorecer também na fidelização da sua lead e gerar indicações que podem aumentar seus resultados.

A venda pela indicação é maravilhosa, pois é o reconhecimento de seu trabalho bem realizado até o final.

Colocando em prática para vender todos os dias

Ok, agora você já sabe como quebrar objeções e aumentar suas vendas, vamos ver o que você pode pôr em prática HOJE mesmo para começar a ter resultados.

Primeiro, como já mencionei aqui e tenho artigo explicando, busque seu público alvo, também conhecido como Persona. Coloque seu potencial nas pessoas que buscam aquilo que você vende, para não desperdiçar sua energia, tempo ou dinheiro.

Ou seja, estude-o, conheça suas dores, dúvidas, angústias, dificuldades e tenha tudo anotado para te facilitar a analisar os dados.

Segundo faça posts, vídeos, artigos e gere conteúdo relacionado ao que você tem a oferecer para seu público. Não se esqueça de passar segurança, transparência e acabar com as possíveis dúvidas que podem criar objeções. Sua Persona precisa confiar no que você diz e entender como seu produto pode resolver o problema específico dela.

Em terceiro lugar, invista no seu negócio. Tenha um bom site, blog, Instagram, ou canal no Youtube, o importante é: invista nas mídias sociais, pois é ali o seu meio de comunicação. Através delas você projetará a sua imagem, então capriche neste ponto, pois esse pode ser o seu primeiro contato com os futuros clientes.

Bom, depois de todas estas dicas você precisa colocar em prática! Um bom vendedor precisa estar se atualizando sempre, entendendo seu mercado, buscando aprimorar pronto para vender sempre! Caso tenha alguma dúvida ou comentário, escreve aqui embaixo nos comentários que vamos conversar.

Um grande abraço e #boascopys.

About the Author

Leave a Comment:

Leave a Comment: