Gatilho da Autoridade: Como ser reconhecido como especialista em seu mercado

By leandrasoaresrj@gmail.com | Gatilhos mentais

set 22

gatilho da autoridade

Flávio Augusto da Silva, Pelé, Dr. Dráuzio Varela, Laila Vanetti, Conrado Adolpho, Professor Pasquale, Philip Kotler… Você sabe o que essas pessoas tem em comum? Com certeza não é a profissão. Alguns desses nomes podem ter soado muito familiares para você, outros nem tanto, mas você já deve ter percebido que cada uma dessas pessoas é uma autoridade.

Se o Flávio Augusto chegar para você hoje, por exemplo, e te orientar a investir em um determinado tipo de negócio porque vai dar certo, provavelmente você irá acatar e seguir seus conselhos. Da mesma forma, se o Dr. Dráuzio Varella te disser que a forma como você escova os dentes está prejudicando sua saúde, você tende a crer e mudar suja forma de usar as escovas de entes.

Isso tudo é conseguido por meio da autoridade. 

Se você tem ou pretende ter um negócio digital e vender todos dias, é preciso se tornar uma autoridade. Somente assim seu público confiará em você e, consequentemente, comprará o que você vende.

Mas o que é exatamente autoridade e como é possível construí-la? Nesse artigo, vou te explicar com detalhes o que é autoridade online, o que você precisa aprender sobre ela e como você deve construí-la. Você terá a chance de descobrir:

  • O significado de autoridade online;
  • A diferença entre autoridade e visibilidade.
  • A importância da autoridade nas vendas.
  • Dicas práticas para você ser reconhecido como autoridade em seu nicho.
  • Como explorar o gatilho mental da autoridade.

Não perca nenhum detalhe e seja muito mais influente em sua área de atuação!

O que é autoridade online e por que ela é importante?

gatilho da autoridade

Siga um especialista. – Virgilio Maro, Poeta Romano.

Quando pesquisamos o conceito de autoridade, vemos que ela está sempre relacionada com a hierarquia. No dicionário, a entendemos como poder de comandar os outros e levá-los a agir da forma desejada, constituindo com base para a responsabilidade.

Mas a melhor forma de entender como ela se encaixa em nosso contexto, é tê-la como:

Influência surgida naturalmente a partir da superioridade de conhecimentos ou know how em determinada coisa, uma habilidade técnica e pessoal.

Se existe uma coisa capaz de elevar seus resultados no marketing digital é a autoridade. Quando você tem autoridade, as pessoas te ouvem e te respeitam, e dependendo do nível, tudo o que você cria, fala, lança ou promove, recebe a devida atenção. Independente da contribuição da mídia tradicional.

Na semana passada, eu falei sobre isso neste artigo “Um insight incrível sobre autoridade para você”. Nele, eu cito o exemplo do Silvio Santos, que é uma tremenda autoridade em comunicação, um fenômeno desde quando pouco se falava em técnicas de comunicação em massa. Faço uma ponte dizendo que todo mundo deveria ser como o Silvio Santos em seu nicho de mercado, uma verdadeira autoridade reconhecida, quase que unânime

Mas veja bem, é importante destacar que autoridade está inteiramente ligada a posicionamento. Quando você se dedica a atuar de forma ativa, se posicionando, divulgando conteúdo, colaborando para o desenvolvimento de outras pessoas, publicando conteúdos bem elaborados e promovendo discussões interessantes na rede, seu trabalho se consolida no mercado e você torna sua autoridade visível.

Aliás, muito importante que você compreenda que existe uma diferença entre autoridade e visibilidade. Eu explico…

Autoridade X Visibilidade

gatilho da autoridade

Autoridade é aquilo que você constrói nos bastidores, com conhecimento, execução e resultados. Você conquista em consequência a dedicação e empenho. Visibilidade é quando você mostra isso tudo ao mundo. Saber essa diferença é determinante para se posicionar e influenciar mais pessoas.

Muita gente acha que criar uma série de vídeos, laçar artigos periódicos no blog e publicar todos os dias dicas de alguma coisa nas redes sociais é o caminho para se tornar uma autoridade. Essa é uma parte importante do trabalho, mas consiste apenas em alguns degraus da escada.  Solucionar de fato os problemas de seu cliente e ter amplo conhecimento de seu mercado é o que te traz reconhecimento e te eleva a visibilidade.

Gatilho da autoridade

gatilho da autoridade

Um famoso experimento foi realizado por Stanley Milgrim na década de 1960 mostrou que um número considerável de pessoas estava disposto a castigar a outros participantes movidas pelas ordens de um professor (uma autoridade).

Toda vez que um dos participantes, que era ator, errasse uma pergunta, o outro integrante do estudo (pessoa comum) deveria acionar uma máquina de choque. A pessoa comum não sabia que os choques eram de mentira, mas o ator fingia estar sentindo cada vez mais dor, chorando e gritando e mesmo assim as pessoas não paravam de dar os choques, porque o professor mandava.

Compreende o poder que isso tem? Por isso que o gatilho da autoridade deve ser bem usado, com responsabilidade e noção absoluta da consequência de seus atos. Influenciar pessoas pode se perigoso.

Na década de 1990, o Mcdonalds criou uma série de anúncios com o Professor Pasquale como protagonista. Para anunciar o Bic Mac, a empresa divulgou vídeos com aulas de português com alguém que era autoridade na área educacional. Uma grande sacada, mesmo que o nicho da empresa era de alimentos e não de linguagem.

Lembro claramente de como as pessoas na época repetiam a fala do professor: “O plural de hambúrguer é hambúrgueres”.

Quando o assunto é autoridade, é preciso ficar claro que  você entende bem sobre aquilo que se propôs a escrever, e posteriormente vender. Seja num post de blog, em suas cartas de vendas, num simples e-mail. Quando você mostra para as pessoas que tem experiência no tema, que domina o contexto, elas constroem confiança.

Mas, é preciso ser natural ao se colocar como autoridade no assunto, e ao mesmo tempo se posicione de forma correta. Quando eu falo sobre esse gatilho neste post, aconselho o uso de frases como por exemplo: “há mais de XX anos minha empresa está no mercado, e já são mais de xxx clientes satisfeitos com nossas operações no Brasil e no exterior”.

Volto a lembrar: use isso com consciência sempre para o bem. Trata-se de um gatilho, e portanto não leva meses para disparar. É algo instantâneo. Vou te mostrar agora 7 formas de você disparar o gatilho e gerar autoridade online de forma instantânea:

Como usar o gatilho da autoridade em seu negócio

gatilho da autoridade

#1. Seja uma verdadeira autoridade (fake não vale!)

Isso não é brincadeira, e sua reputação está em jogo. Para usar este gatilho em seu negócio, é preciso realmente ser autoridade, de fato. Parece óbvio ou redundante, mas para ter autoridade você precisa de fato ser especialista em seu mercado. O erro de alguns empreendedores, principalmente os iniciantes, é  querer trabalhar em prol da imagem da marca sem ter ainda as bases firmes.

Então, a primeira coisa é garantir ser ou estar entre os melhores do seu nicho. Só depende de você, garantir resultados para seus clientes e trabalhar a autoridade online, desde os conteúdos iniciais ao produto final. Se você não for uma autoridade de verdade, as pessoas uma hora descobrirão, e o efeito pode ser desastroso.

#2. Seja indicado por outras autoridades

Mostre aos seus clientes, ou à sua audiência que você tem experiência no assunto, adquira a confiança deles e o gatilho da autoridade será usado até de forma natural. Inclusive, juntamente com o gatilho da empatia e da reciprocidade, outros dois gatilhos poderosos.

Peça para que outros especialistas do seu nicho gravem depoimentos sobre você e sobre suas habilidades. Se você faz um bom trabalho, sabe fazer network e sempre e tem humildade, não será difícil de conseguir isso.

Exemplo:

#3. Trabalhe sua maior qualidade

Este é um grande segredo! Sua reputação será mais facilmente construída quando você usar sua maior qualidade (talento, dom, habilidade) a seu favor. Então identifique seu lado mais forte e o use para entregar valor aos seus clientes.

Veja o que você faz que gera maior interatividade com os clientes, de onde vem mais agradecimentos. Use essa qualidade principal como uma espécie de cartão de visitas, promovendo sua imagem e fazendo com que as pessoas “parem para lhe ouvir”. Trabalhe duro para deixar isso transparecer em tudo que você fizer na web, principalmente em sua estratégia de conteúdo e em suas mensagens de e-mail marketing.

#4. Forme uma comunidade, não apenas audiência.

Se bem observarmos, gerar audiência não é tão difícil. O desafio mesmo é formar uma comunidade. Qual a diferença? A comunidade é fiel. A audiência, nem sempre. Muitas empresas se esforçam para a audiência, mas o que gera resultados mesmo é a comunidade.

O objetivo então é trazer pessoas para perto de si e conquistá-las. Neste post falei sobre a diferença entre fãs e amigos no âmbito empresa/cliente. Falei da importância de praticar uma política de amizade com sua audiência, sabendo impor determinados limites também.. Essa prática é essencial para conquistar sua autoridade online.

Este artigo também será de grande valia para você nesse sentido,leia sem falta: Gatilho do pertencimento: multiplique suas chances de atrair, conquistar e manter clientes

#5. Dê as pessoas o que elas querem e precisam

Autoridade online também consiste em entregar as pessoas o que elas querem e precisam receber. Sua persona tem problemas e está quase diariamente buscando soluções na web. Se esforce para atender essas expectativas, dando a elas tanto o que desejam, quanto o que necessitam, mesmo que ainda não saibam. Essa é uma das melhores formas de usar o gatilho da autoridade.

Para colocar isso em prática, você precisa conhecer bem seu público-alvo. Pesquise, entenda e relacione as expectativas e tendências de seu mercado, veja o que a concorrência está fazendo e não deixe de ouvir o que as pessoas realmente esperam que você faça por elas.

#6. Mostre que você consegue gerar resultado para os outros

Mostrar os resultados que seus clientes tiveram ao usarem seus produtos ou serviços, é outra excelente forma de disparar o gatilho da autoridade. Comece a reunir aquilo que você proporcionou a outras pessoas.

Ok, Leandra, mas e se eu ainda não tiver resultado nenhum? Aí te apresento a sétima dica, que é a mais fácil de todas e a que você também deve usar para gerar resultados na hora de construir e promover sua autoridade online.

#7. Ensine algo que a pessoa não saiba sobre o assunto

Se você se dispuser a ensinar algo que as pessoas não sabem, o gatilho da autoridade é disparado na hora. Experimente entrar na cozinha da escola francesa de culinária, Le Cordon Bleu e veja com qual habilidade os chefs preparam pratos saborosos e visualmente atraentes para seus alunos. Uma senhora no interior da França pode produzir o mesmo prato, porém, não será reconhecida como autoridade, visto que não ensina sua arte em uma das maiores escolas de culinária do  mundo.

Há porém que se atentar a um detalhe:  um aspecto que não pode ser negligenciado nesse caso, você deve ensinar algo que não pode ser questionado. Tenha segurança nisso, seja autêntico, inove, traga um novo olhar!

E é aqui que muita gente acaba se comprometendo. Falar ‘mais do mesmo’, ensinar aquilo que todo mundo sabe, ou tratar de um assunto conhecido sem nenhum diferencial, definitivamente não funciona. Tente revelar um fato que a ainda desconhecido e prove que é verdade.

Fechando…

gatilho da autoridade

Conquistar autoridade não é tarefa fácil, mas através de um trabalho consistente, verdadeiro e bem feito, será uma construção natural. Trabalhe diariamente para construir sua reputação com resultados e use o gatilho da autoridade em suas copys.

Então, gostou dessa orientação? Deixe abaixo seu comentário, dúvida, enfim, questione para eu saber como posso agregar mais valor ao seu dia.

Seu tempo é muito precioso, como o meu, e se trago você até aqui para ler um artigo, quero que saia com informação de real valor. Copywriting, persuasão, são elementos fabulosos na construção de relacionamento e para alavancar vendas. Mas lembre-se, tudo isso só tem valor se você de fato aplicar em seu dia a dia.

Por fim, gostaria de te fazer um convite especial, se você ainda não faz parte de minha comunidade… Cadastre-se em minha lista VIP e receber mais conteúdo de valor em seu e-mail. Quem sabe assim não construímos autoridade online juntos.

Quero construir autoridade, persuadir e vender mais!

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