Como escrever artigos que atraem, engajam e aumentam sua autoridade

By leandrasoaresrj@gmail.com | Blog

ago 29

como escrever artigos

Você já deve saber que o marketing de conteúdo é a principal estratégia de negócios usada em todo o mundo. O que já foi considerado apenas mais uma tendência de marketing, hoje se mostra cada vez mais essencial. Empresas que não lançarem algum tipo de conteúdo relevante, estarão fora do mercado.

Um relatório produzido pela agência de Inbound, Rock Content, Tendências do Marketing de Conteúdo 2015 mostra dados significativos: 69% dos profissionais brasileiros afirmam utilizar marketing de conteúdo e 57% possuem pelo menos 2 pessoas dedicadas à criação de conteúdo.

Foram entrevistados mais de 2.000 profissionais de marketing para descobrir como as empresas brasileiras planejam o seu orçamento de marketing, estruturam a equipe, utilizam ferramentas, entre outras informações importantes. O estudo também fornece outros dados relevantes:

  • 31% das empresas destinam mais de 25% do orçamento para geração de conteúdo
  • 77% das organizações tem uma estratégia de marketing de conteúdo definida;
  • 70% delas prevê um aumento no orçamento de conteúdo;
  • 40% documentam a estratégia;
  • 33% das empresas medem o ROI.

Aqui vão algumas perguntas: Você tem colocado o marketing de conteúdo em prática? Se sim, ele tem assegurado resultados reais? Se você demorou mais de dois segundos para responder, é porque provavelmente não está investindo corretamente na comunicação do seu negócio, e isso vai acabar falindo você.

Um dos problemas que empreendedor digital (profissional liberal, infoprodutor, afiliado e consultor) enfrenta é com a produção e conteúdo. Eles até sabem que precisam lançar algum tipo de conteúdo, mas na maioria das vezes, fazem mais do mesmo.

Decidi trazer hoje sacadas incríveis para ampliar sua visão sobre o uso do conteúdo em blogs. Meu objetivo é te deixar mais bem preparado para produzir conteúdo que gera visitas qualificadas e engaja cada vez mais pessoas em seu negócio.

Vamos lá?

Como escrever artigos poderosos: minha experiência dividida com você

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Faça um bom Planejamento

O planejamento é a primeira etapa de sua produção de conteúdo, e dessa etapa depende todo o conjunto de ações a serem tomadas. Para tudo o que se faz comercialmente, não só na internet marketing, planejar é fundamental. Eu aprendi isso ainda bem jovem, com um gerente que me ensinou como funciona o papel do vendedor no processo de vendas. Desde então, planejo tudo, inclusive, claro, os conteúdos que eu lanço.

E por onde iniciar? Nesse caso, comece criando um cronograma de publicações futuras, separando os temas e títulos com base no que você conhece de sua persona. Aliás, é imprescindível que você conheça bem o seu público-alvo. Só assim você conseguirá alinhar seus objetivos a necessidade de seus clientes em potencial.

Determine os dias e os canais de publicação. O blog pode servir como canal principal, mas outros canais, como as redes sociais, podem ajudar bastante na entrega e divulgação do conteúdo. Então, basicamente planeje:

  • Temas
  • Títulos
  • Data de publicações
  • Canais de postagem e divulgação

Sem esquecer, é claro, de analisar as palavras-chaves para a otimização do artigo. Vou falar mais sobre isso ainda nesse artigo.

Encontre o tom de voz e a linguagem ideal

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Ainda falando de planejamento, destaco a importância de se encontrar o tom de voz e a linguagem ideal para falar à sua audiência. Estude o perfil de sua persona, identificando como ela se comunica nos canais digitais, e até mesmo no dia a dia. Escrevendo da forma como sua audiência se comunica, você estará a um passo de conectá-la a sua marca.

Alguns exemplos de estilos de tom de voz:

Didático, leve, persuasivo, profissional, formal, informal, inteligente, bem-humorado, sério.

Encontre o seu estilo, pois isso dá uma autonomia especial para a sua comunicação e gera mais empatia. Mas faça isso sempre de forma natural para atrair as pessoas de forma mais sutil. Encontrar o tom de voz que você irá utilizar em seus artigos, é a maneira de garantir que você está se expressando de acordo com o que sua marca e imagem representam.

Aqui reforço algo que sempre digo aos meus clientes e seguidores: ter uma personalidade definida é um grande diferencial para seu conteúdo na internet, um ambiente repleto de informações e concorrentes impessoais. Imprima sua personalidade nos conteúdos que você lança!

Identifique a necessidade de seu leitor e alinhe ao seu objetivo

como escrever artigos

Quer diferencial em seus conteúdos? Então saiba exatamente qual a dor que seus clientes (personas) enfrentam e o que eles desejam. O objetivo é saber cada vez mais sobre o que falar para ele através dos artigos. Toda comunicação de marketing e vendas parte de dois motivos: dor e prazer.

Ou seja, sempre compramos para evitar ou sanar uma dor, ou obter ou aumentar o prazer. A sacada aqui é identificar o que seu leitor está pensando e precisando para sanar uma dor, uma necessidade e entregar um conteúdo de valor para ele solucionar o problema. Todo tema e título desenvolvidos precisam convergir com isso. Aqui está o cerne dos conteúdos que atraem e engajam.

Dedique-se às Headlines

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Os títulos de seus artigos são responsáveis por 80% do resultado que ele é capaz de atingir. Então, não caia na besteira de fazer um artigo excelente que deixa a desejar no título. A tradução de headline é manchete, e é nesse sentido que você deve encarar os títulos do conteúdo de seu blog.

Lembrando que um dos objetivos aqui é atrair pessoas para sua plataforma, ou seja, para seu blog. Elas precisam ser atraídas para seu conteúdo, pelo seu conhecimento que é compartilhado gratuitamente, e a porta de entrada serão as palavras que você aplicar no título. Aconselho que você leia este artigo para uma melhor assimilação, mas para não deixar passar, vou te dar uma sacada apenas com grande valor agregado:

“Ofereça benefícios nos títulos”. As pessoas querem ganhar, obter vantagens, sair do zero, vencer a crise, conquistarem seus objetivos, e você irá começar a entregar isso para elas nos titulo de seus artigos. Teste isso e veja como seus resultados aumentarão consideravelmente.

Recheie o conteúdo com informações

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Para surtirem efeito, seus artigos precisam ser recheados de informação para educar leads e fazer com que eles te reconheçam como autoridade. Faça boas pesquisas, tenha fontes seguras e não hesite em mostrar que sabe do que está falando. Esta é uma ótima forma de como escrever artigos de qualidade. Repare como eu iniciei este artigo mostrando um estudo e falando de dados.

Também ressalto a importância de usar um “termômetro” na hora de escrever os conteúdos. É preciso entender que conteúdos para blog, por exemplo, não podem ser tão jornalísticos, da mesma forma que não podem ser tão vendedores. Deve existir um equilíbrio entre essas duas formas. Se você escreve para quem quer aprender como escolher o melhor seguro, precisa utilizar alguns cálculos matemáticos, se você for psicólogo, não irá utilizar termos técnicos. Enfim, seja coerente.

Mas isso só poder determinado em conjunto, analisando pontos como: tipo de mercado, perfil de audiência, objetivo, etc. Esteja sempre atento a isso. O objetivo de um blog corporativo não é ter vídeos de vendas espalhados, muito menos conteúdos que só entretêm. Não é jornalismo, é marketing. Adote uma abordagem inteligente nesse sentido e use o bom senso para engajar seus leitores.

Escreva seus artigos com base na empatia

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Para fechar com chave-de-ouro, aconselho que você aplique o gatilho da empatia em seus artigos. Através das suas palavras, faça com que o seu leitor se torne seu amigo e confie em você. Se coloque no lugar dele e tente compreender sua dor e isso criará um laço bastante forte entre seu conteúdo e sua audiência.

Pesquisas indicam que a empatia tem uma resposta humana universal, comprovada fisiologicamente. Dessa forma pode ser tomada como causa do comportamento altruísta, uma vez que predispõe o indivíduo a tomar atitudes desse gênero.

Todo ser humano precisa desse tipo de atitude, alguém com que possa compartilhar de suas dores. Para um marketing justo e encantador, a empatia deve estar presente. Mostre para o seu leitor que você ou uma pessoa que você conhece passou por isso e hoje é feliz, pois o problema foi resolvido.

Porém, não faça isso de maneira forçada, pois será ruim em longo prazo. A essência é encontrar uma razão e ter prazer em ajudar sua persona. Na verdade, todo conteúdo e produto idealizado por você devem partir desse princípio.

Este é o nosso post sobre como escrever artigos mais poderosos. Pronto para atrair, engajar e aumentar ainda mais sua autoridade através dos seus conteúdos? Deixe um comentário dizendo o que achou das dicas. Sua opinião é importante para mim.

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(3) comments

Ana Paula moura 13 de abril de 2016

Olá, o email referente não foi enviado para minha caixa de entrada. Desde já agradeço !

Reply
    leandrasoaresrj@gmail.com 13 de abril de 2016

    Oi Ana Paula. Pode me dizer mais especificamente, referente a que seria esse e-mail?

    Reply
Susan Labão 10 de dezembro de 2016

Olá Leandra!
Tudo bem?
Eu gostaria de saber como faço para colocar no post, o nome do autor.
Eu uso o blogspot e o nome do autor aparece embaixo, junto com os marcadores.
Gostaria que fosse assim como o seu, abaixo do título do post. Somos em três autores e gostaria dessa identificação.
Obrigada

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