Como escrever um anúncio matador para o AdWords e Face Ads em 7 passos

By leandrasoaresrj@gmail.com | Copywriting

abr 28

Como produzir títulos e textos de anúncios impossíveis de serem ignorados? Como escrever um anuncio poderoso para o meu produto ou serviço? Estou aqui para te ensinar!

Tenho trabalhado bastante o assunto títulos/headlines aqui no blog, porque sei da importância do tema para o marketing digital e paras vendas online. Minha intenção é sempre fornecer novas possibilidades para você vender mais sempre com técnicas de copywriting.

Você pode conferir os dois artigos que escrevi sobre os títulos/headlines aqui e se inspirar para escrever os seus anúncios. Mas hoje, especificamente, vou falar sobre dicas para você usar nos anúncios do AdWords e no Face Ads, os dois maiores canais de links patrocinados da atualidade.

Meu objetivo é deixar você mais habilidoso para criar, ou até mesmo saber como as coisas funcionam, para indicar os melhores caminho ao seu copywriter, caso você possua um. E se não possui, faça você mesmo. Você está convidado a continuar comigo agora e conferir as dicas para você arrasar com suas campanhas no AdWords e no Face Ads!

Como escrever um anúncio arrasador para o AdWords e no Face Ads

como escrever um anuncio

Escrever anúncios que convertem de verdade é talvez um dos maiores desafios do marketing digital. Os conteúdos precisam gerar atração, leitura, audiência e, claro, cliques e vendas. Para isso é preciso imediatamente convencer o leitor que o que está sendo anunciado é de fato interessante.

Os títulos inteligentes ganham o cliente no primeiro olhar, e dependendo do tipo de anúncio, o que vem depois também. Essa mescla deve ser matadora, e para te ajudar com isso, seguem abaixo 7 passos para fazer uma chamada diferenciada e instigante e garantir o sucesso do seu anúncio.

Passo 1: Seja cuidadoso com o direcionamento do anúncio

Antes de falar das técnicas de escrita propriamente ditas, preciso te atentar para isso: Não adianta gerar um bom texto se o anúncio não estiver associado ao tipo de público. Por isso sempre faça uma pesquisa minuciosa sobre sua persona (falo sobre isso aqui) para não desperdiçar tempo, esforço e dinheiro.

Se for preciso, contrate alguém para fazer isso para você, ou peça ajuda a algum colega de profissão. Qualquer centavo desperdiçado em compra de tráfego gera prejuízos para o seu negócio em longo prazo, portanto, atente-se ao direcionamento do anúncio.

Passo 2: Instigue para a curiosidade

“Não tenha preconceito de vender.” Essa é uma boa frase para você pensar na hora de pensar em como escrever um anuncio matador. Você não pode simplesmente informar, tem que influenciar o leitor a clicar no anúncio e conhecer melhor o que está sendo promovido.

Aqui vai uma boa dica: Perguntas geralmente despertam a curiosidade no usuário. Aliás, o gatilho da curiosidade sempre funciona bem para atrair pessoas para sua mensagem. Falo por experiência própria, já que estou sempre aplicando isso em minhas copys. Os resultados têm sido bastante satisfatórios.

Passo 3: Crie boas chamadas de ação (calls-to-action)

CTAs são táticas essenciais para qualquer mensagem de vendas na web, seja num simples conteúdo, numa página de vendas ou num anuncio para o Facebook Ads. Em suma, você deve instigar o cliente a clicar no seu anúncio com uma frase clara e convidativa.

O objetivo é fazer com que ele, intuitivamente, vá até a página onde o restante da mensagem de vendas se dará. Tenho um conteúdo inteiro dedicado a isso. Mas para que você entenda desde já como funciona, cito exemplos simples, como: “clique aqui”; “acesse o site”; “confira a promoção”; saiba mais”.

Passo 4: Considere o tamanho do anúncio

Grave essa dica, pois ela pode ser determinante na hora de como escrever um anúncio que converte. Às vezes, três palavras bem colocadas têm mais efeito que uma frase de duas linhas. No Face Ads, por exemplo, os títulos com até 80 caracteres conseguem gerar uma taxa de cliques de até 66% a mais.

Já em sites e blogs, o ideal é não ultrapassar os 60 caracteres, pois o Google acaba cortando o título na busca se for muito grande (caso você promova um link inteiro de um post). Para anúncios no Google AdWords, costuma-se trabalhar com até 25 caracteres.

Passo 5: Capriche no conteúdo do anúncio

O conteúdo precisa apresentar informações relevantes para o cliente, caso contrário, o anúncio não vai converter. O texto deve segurar o leitor e oferecer as informações básicas que indiquem que o anuncio é certo para a pessoa que está lendo.

Em anúncios do Facebook, caprichar no conteúdo é, em muitos casos, determinar a conversão. Por isso vá além dos títulos e faça bonito com os textos da campanha. Existem copywriters que são ótimos com gatilhos e headlines, mas deixam a desejar com o conteúdo. O bom é alinhar os dois na hora de pensar em como escrever um anuncio.

Passo 6: Imagem vende!!!

Ok, eu sei que o nosso foco aqui é a escrita, mas as imagens também são importantes. Afinal, de que adianta fazer um texto matador, mas não escolher uma boa imagem para o anuncio? Lembre-se que estamos na era da informação e comunicar com imagens é muito importante nesse contexto.

Somos impactados todos os dias por centenas de mensagens publicitárias. A briga por atenção é acirrada. Então não se pode “dormir no ponto” na hora de pensar em como escrever um anuncio poderoso e atraente. Use imagens de boa qualidade, que reforcem a mensagem.

Passo 7: Utilize a técnica AIDA

Talvez você já tenha ouvido falar dela, mas vale à pena ressaltar. A técnica AIDA é muito eficiente na hora de escrever um anuncio para o AdWords, Facebook Ads ou qualquer outro tipo de canal. Vamos lembrar o passo a passo:

A – Atenção

I – Interesse

D – Desejo

A – Ação

Aplique isso em na hora de escrever o seu anúncio e veja como as respostas serão outras.

Como escrever um anuncio matador: agora você já sabe como

como escrever um anuncio

Esses foram os 7 passos simples e práticos para você usar em suas campanhas de links patrocinados, seja no Google ou no Facebook. Siga-os e garanta mais resultados com os seus anúncios. Lembre-se que é muito importante fazer testes e estar sempre atento ao contexto do canal de comunicação e ao que o público realmente gosta e considera.

Para fechar, te convido a interagir comigo abaixo com um comentário, deixando sua dúvida ou consideração. Vou responder assim que ler!

Abraço e boascopys!

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(11) comments

Ana Paula moura 28 de abril de 2016

Amei suas copy, realmente são muito matadoras. Parabéns !!
Gostaria de saber onde posso estar encontrando imagens persuasivas ?
Espero seu Feedback;
Abraço
Att;
Ana Paula Moura

Reply
    leandrasoaresrj@gmail.com 28 de abril de 2016

    Olá, Ana Paula. Fico feliz em saber que gosta das copys.
    Sobre as imagens, o correto é você buscar em bancos de imagens, e ver com calma. Porque elas precisam estar conectadas com aquilo que você está passando na mensagem. Não gosto de utilizar imagens sem cor, recomendo imagens de cores de impacto. repare nesse artigo, a imagem tem um fundo amarelo que dá vida ao artigo.
    É isso! Crie vida através da imagem! Precisando, comenta aqui que respondo. Grande abraço.

    Reply
Renan 4 de agosto de 2016

Muito muito bom!

Reply
Smithf28 18 de agosto de 2016

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Smithg868 9 de novembro de 2016

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Aline Souza 12 de março de 2017

Gostei muito das informações do seu site. Bom, estou começando a trabalhar com o marketing digital e vendo que é possivel sim ganhar dinheiro neste mercado, tão grande e promissor.Obrigada por dividir comigo seu conteudo. 😉 Parabéns!

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Eu aprecio o esforço colocado neste site e vai visitar aqui mais vezes.

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sevilha espanha 19 de abril de 2018

Obrigado por compartilhar! Eu amo seu post obrigado.

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    leandrasoaresrj@gmail.com 18 de maio de 2018

    Que bom ler isso! Espero continuar contribuindo com você 🙂

    Reply
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