Como usar a persuasão para vender produtos e serviços na internet

By Leandra Soares - Admin | persuasão

mar 22
persuasão, vendas online, marketing digital

Você sabia que é possível persuadir qualquer pessoa usando as mesmas táticas?

Acredita que por meio da persuasão, um empreendedor possa falar algo que leve multidões a comprar seus produtos ou serviços?

Ou que um profissional de escrita possa fazer converter o mesmo produto para pessoas completamente diferentes com o mesmo texto de vendas?

Acredite, isso não é ilusão, apenas ciência.

E é sobre esta ciência que eu vou falar aqui neste post.

Nas próximas linhas você vai aprender mais sobre a arte da persuasão e como usá-la em seu negócio digital para escalar suas vendas.

Acompanhe!

Uma má e uma boa notícia

A Associação Americana para o Avanço da Ciência fez um estudo que observou a forma como funciona o processo de decisões do ser humano.

Como resultado do estudo, o processo foi dividido em três partes:

1 – O cérebro decide o que fazer;

2 – A decisão surge na sua consciência te fazendo crer que ela é racional;

3 – Nossas ações são feitas de acordo com o que foi definido de modo irracional.

O que isso significa?

Que todas as nossas decisões são tomadas no setor subconsciente da mente, para somente depois serem racionalizadas.

E se você não sabe,  quem comanda nosso subconsciente são as áreas mais primitivas do nosso cérebro.

A má notícia é que muita gente desconhece isso, e acaba sendo mais persuadida do que persuade.

A boa é que, se você conhece as técnicas certas, poderá persuadir qualquer pessoa, pois o cérebro funciona de modo parecido em todas as pessoas do mundo.

O que é persuasão

“A arte da persuasão ultrapassa todas as outras, e é de muito a melhor, pois ela faz de todas as coisas suas escravas por submissão espontânea e não por violência.” – Górgias, filósofo grego.

Na caixa de recursos dos negócios, a persuasão é uma ferramenta indispensável.

Sem ela, a venda não acontece.

Persuasão é compreendida como uma estratégia de comunicação que usa recursos emocionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar algo, uma determinada ideia, uma atitude, etc.

Há outra definição, que diz que persuadir é empregar argumentos legítimos (ou não) com o propósito de conseguir que outra pessoa adote certa linha de pensamento, teoria, conduta ou crença.

persuasão

O ato de persuadir também não necessariamente depende de uma mente “superior” em detrimento de uma “inferior”. Pode ser utilizada para fins honestos e sinceros, servindo como meio para fazer com que o receptor obtenha as vantagens que o emissor esteja entregando.

Entendido isso, cabe a você desconstruir toda crença negativa sobre persuadir pessoas.

Sim, pode ser que você, mesmo que lá no fundo, ache que se há persuasão no meio, a coisa é errada.

Nada disso, persuasão pode ser usada para o bem, e ela pode ser o que esteja faltando em seu processo de vendas online hoje.

Daí você pode perguntar…

Ok, mas como eu posso persuadir pessoas na internet?

A resposta está nas próximas linhas!

Como usar o poder da persuasão em sua comunicação digital

Parta do princípio de que existem 6 princípios universais da persuasão, e que são os mais utilizados por Copywriters no mundo inteiro.

Elas fazem parte da teoria desenvolvida pelo norte americano Robert B. Cialdini, e se resumem em:

#1 – Afinidade

#2 – Autoridade

#3 – Coerência

#4 – Escassez

#5 – Prova Social

#6 – Reciprocidade

Sobre eles, Cialdini explica:

“Cada princípio é analisado em sua capacidade de produzir nas pessoas um tipo singular de consentimento automático e impensado, ou seja, uma disposição em dizer “sim” sem pensar primeiro. Indícios sugerem que o ritmo acelerado e o bombardeio de informações da vida moderna tornarão essa forma específica de persuasão cada vez mais predominante. Será ainda mais importante para a sociedade, portanto, entender como e por que a influência automática ocorre”.

É preciso saber que tudo (ou quase tudo) que é feito para persuadir parte desses 6 princípios na prática.

E isso tem que ser aplicado em cada coisa que você faça, escreva ou fale:

  • Suas comunicações de vendas (anúncios, landing pages, promoções);
  • Seus conteúdos (artigos, vídeos, áudios, etc.);
  • No atendimento aos seus clientes (mensagem por e-mail, chats, fóruns);
  • Em suas campanhas de e-mail marketing.

Se você já fez alguma comunicação com o foco em conversão e não obteve resultados, muito provavelmente isso aconteceu porque os princípios da persuasão não foram consolidados por você. Garanto que agora você vai olhar com outros olhos para essas ferramentas quando for criar sua próxima peça ou campanha.

Os três caminhos para persuadir de verdade

Se você faz um funil perpétuo, a persuasão entra em todas as fases.

Se faz um lançamento, ela estará presente também.

Ao manter uma única página no ar e ela vende, há persuasão atuando ali.

Não tem para onde correr…

“É persuasão na cabeça”.

Ignore isso e corra o risco de perder muito dinheiro e tempo na venda dos seus produtos ou serviços.

Agora, você pode perguntar:

Mas o que eu faço para persuadir realmente as pessoas?

Você tem dois caminhos a seguir:

#1. Se tornar um especialista no assunto (e isso só é possível com muito estudo e prática)

#2. Solicitar o trabalho de um especialista no assunto

Se você escolher o primeiro caminho, você precisa começar a estudar e aplicar o que aprender. Levará um certo tempo mas você pode se esforçar e chegar ao objetivo.

Se escolher o segundo, você pode me enviar um e-mail para leandra@comuniquefirst.com.br  falando mais sobre o produto ou serviço que você vende ou pretende vender ou clique aqui. Vou te indicar as melhores estratégias para vender como os experts.

Vamos lá, escolha seu caminho mas faça uso da persuasão.

Pronto para persuadir pessoas na internet e vender seus produtos ou serviços?

O fato de você ter lido o conteúdo até aqui mostra que você tem um diferencial que falta em muitos empreendedores: perseverança.

Acredite, com isso você vai longe.

Este artigo te deu uma base sobre como persuadir pessoas, abordando os principais pontos sobre o assunto. Agora você precisa definir onde irá aplicar as técnicas e ainda gerar mais resultados em seu negócio.

Para mostrar que estamos dispostos a te ajudar, fecho o post te dando a chance, novamente, de conversar comigo sobre sua estratégia:

Quer persuadir, converter e vender mais? Deixe sua mensagem aqui e eu vou te ensinar os segredos dos Copywriters!

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