Achou a persona certa? Então saiba como manter o seu relacionamento com ela!

By Leandra Soares - Admin | Persona

ago 08
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Quem me acompanha já está careca de saber que tudo começa pela Persona! E com certeza também aprendeu através do que ensino e de muitas dicas, como deve fazer para traçar este perfil.

 

Mas caso você seja novo aqui no blog, vou deixar dois artigos que fiz sobre o tema da Persona para te ajudar!

 

Artigo 1: Tudo começa com a Persona. Vamos definir a sua?

 

Artigo 2: Encontrou as Personas de sua vida? Agora faça elas se apaixonarem por você!

 

Não tem jeito! É a Persona que vai te mostrar para quem você tem potencial de vender e é em cima dela que toda a sua estratégia deve ser montada. Por isso é essencial saber definir muito bem quem é a sua.

 

Mas o trabalho não para por aí. Ele vai muito além disso e não tenha dúvidas, é trabalhoso! Após encontrar a sua Persona, você precisa dar o próximo passo: se relacionar com ela. É na construção desse relacionamento que ela vai passar a ter confiança em você e no seu trabalho para que ao final se sinta segura de comprar seu produto e recomendá-lo!

 

Percebe agora, como o relacionamento é fundamental para que as vendas ocorram? A verdade é que ninguém compra algo na internet se estiver inseguro com relação ao vendedor ou ao produto.

 

Este processo de se relacionar com a sua Persona, tem como objetivo criar uma aproximação entre você e ela, de forma que essa confiança no seu trabalho, no seu conhecimento, produto e conteúdo aconteça de forma natural e aos poucos, até que ao final, ela esteja praticamente pedindo que você venda para ela! Já pensou? Pois é possível!

 

Então, para te ajudar com este caminho a ser percorrido entre o primeiro contato até a venda final, eu listei 7 passos importantes que vão te ajudar a construir essa ponte. São pontos fundamentais e que eu mesma aplico no meu trabalho!

 

7 passos para te ajudar a criar o relacionamento com a sua Persona

 

1- Criação de conteúdo relevante para atrair sua Persona

 

Pense comigo: uma pessoa que está usando a internet, seja para trabalho, pesquisa ou laser, vê um anúncio, vídeo ou qualquer conteúdo seu e se interessa, então com certeza ela vai querer mais!

 

Ao fazer isso a probabilidade da mesma deixar o e-mail na sua isca digital é enorme, sendo assim você agora passa a ter o contato pessoal dela. Mas de nada adianta se você não continuar despertando este interesse.

 

Por isso, o primeiro passo é criar conteúdo relevante semanalmente, seja em artigos, em vídeos, lives, ou qualquer outro meio. Você precisa mostrar à ela que sabe a fundo daquele problema ou situação e que o seu conhecimento é grande sobre o tema.

 

Demonstrando isso além de gerar um ótimo conteúdo, você vai criar autoridade. Ou seja, com o tempo essa Persona vai passar a te ver como um grande conhecedor sobre o tema, se tornando para ela uma referência no assunto e aumentando a confiança dela na sua solução.

 

2- Entre em contato com a sua Persona semanalmente

 

Se o seu objetivo é criar um relacionamento com ela, a regra é básica: não suma! Você  precisa se fazer presente no dia a dia ou na semana dela de alguma forma.

 

Uma estratégia muito boa e que eu mesma utilizo é o envio de e-mail marketing (para saber mais sobre este tema clique aqui). Com essa tática, você pode enviar seu conteúdo semanalmente e mostrar o que tem produzido.

 

E aqui vai uma SUPER DICA! Envie seus e-mails sempre em dias e horários certos, isso cria uma rotina na mente dela e assim uma expectativa de que nos dias certos, ela irá receber seu e-mail.

 

Mas caso você não tenha e-mail marketing existem outras possibilidades como notificações de vídeos do Youtube semanalmente e até mesmo postagens nas redes sociais em horários específicos. O importante é fazer com que a sua Persona sempre tenha seu conteúdo em mente.

 

3- Use as redes sociais existentes ao seu favor

 

Já deu para perceber que elas são a base de todo o negócio, certo? Afinal se você vai vender pela internet, precisa ir ao encontro da sua Persona.

 

A maneira mais eficiente de fazer isso é usando as redes sociais que temos hoje ao seu favor. Faça vídeos no Youtube, crie seu canal e trabalhe seu conteúdo ali. Eu já fiz um vídeo explicando o porque é tão importante usar esta plataforma para seu negócio online. Para assistir clique aqui, mas primeiro LEIA O ARTIGO TODO!

 

Outra ferramenta que considero indispensável é o Instagram, que por sinal é a rede social que mais cresce hoje em dia!  Não tem como negar o grande potencial que essa mídia tem para conquistar seguidores que querem acompanhar todas as suas novidades, seja nas postagens ou nos stories.

 

Além disso, temos o Facebook, o Twitter e até mesmo o WhatsApp ( que em breve farei um artigo só sobre essa ferramenta e as vendas online através dela, então fique de olho aqui no blog).

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Usando estas mídias sociais que a sua Persona está diariamente, também ajuda a aumentar a sua autoridade. Você se faz presente em várias mídias e seu conteúdo circula com mais facilidade, fortalecendo seu relacionamento com ela.

 

4- A opinião da sua Persona vale ouro!

 

Afinal, o melhor feedback que você pode ter é de quem acompanha seu trabalho e tem interesse no seu produto.

 

É importante que sua Persona se sinta de alguma forma incluída no seu conteúdo, isso faz parte da construção deste relacionamento. Para isso existem algumas formas de você fazer com que ela participe e te ajude.

 

  • Use formulários para saber mais sobre as dúvidas dela, os pontos que a ajudam, ou o que você pode complementar no seu conteúdo. Esse recurso também é muito bom para saber quais são os principais interesses nos assuntos abordados, e te ajude a desenvolver temas mais específicos.

 

  • Leia os comentários. Isso mesmo! Todos querem opinar em algo. As pessoas gostam de opinar em tudo e a sua Persona não é diferente, ainda mais em um assunto que a interessa. Então fique atento aos comentários nos vídeos do Youtube, em posts do Facebook, Instagran, Chatbot. Essa é a melhor maneira de saber o que estão achando do seu trabalho, pois é uma opinião sincera e o melhor: você não teve nem que pedir!

 

  • Outra dica muito boa! Faça stories no Instagram e deixe claro que a opinião dela é importante. Você pode utilizar até as enquetes que a plataforma te disponibiliza para que possa ter respostas sobre qualquer assunto que te ajude a pensar melhor seu negócio digital.

 

  • Anote as dúvidas feitas durantes Lives e Hangouts. Ali ocorre a formação de muitas perguntas e a dúvida de um pode ser a de muitos! Então anote, e crie conteúdo específico em cima delas para ajudar sua Persona e entregar conteúdo de valor.

 

Mas claro, para que tudo isso funcione você precisa mostrar a ela que este relacionamento está dando certo. E como fazer isso? Dando o retorno esperado!

 

Como já disse, trabalhe em cima destes pontos, agradeça aos feedbacks, responda às perguntas, tire as dúvidas e deixe claro que tudo o que ela fala pode sempre te ajudar.

 

5- Olhe sempre ao seu redor

 

Não adianta você só falar sobre o seu o seu produto ou conhecimento e não relacioná-lo ao mundo físico. Não entendeu? Eu te explico!

 

Acabamos de vivenciar uma Copa do Mundo e todos os olhos estavam ligados à este tema. Sabendo que a sua Persona também vai querer saber sobre o assunto e interagir sobre isso, cabe a você trabalhar essa ponte entre seu mundo digital e as notícias atuais. Eu te mostro como!

 

Se você tem por exemplo um produto voltado para a área de educação como professores, pode fazer um vídeo ou artigo ensinando como trabalhar a questão da Copa de uma forma diferente nas salas de aula e no ensino.

 

Ou um produto digital voltado para emagrecimento, que tem muitos no mercado, você pode mostrar como aquela Persona pode ver os jogos sem comer todas as besteiras que sempre querermos nos dias de jogos, ou a fazer uma “limpa” no organismo após chutar o balde!

 

As possibilidades são infinitas, e eu te mostro mais um exemplo. Um produto voltado para relacionamentos e casais, pode-se abordar temas sobre assistir aos jogos grudados com quem se ama, torcendo juntos por seu país e tendo ao seu lado a melhor companhia.

 

Percebeu? Não necessariamente você vai vender o seu produto, mas vai utilizar a vida cotidiana, as notícias e o dia a dia destas pessoas para que vejam seu produto também, de forma que nem poderiam imaginar.

 

Isso ajuda no marketing e torna você ou sua marca mais humana e natural. Novamente percebemos que existe forma de se relacionar com sua Persona muito inovadora, onde a questão aqui é usar a criatividade!

 

6- Não tente vender antes de criar este relacionamento entre você e sua Persona

 

Essa regra é básica! Se a sua Persona perceber que você está ali para vender algo, provavelmente ela vai fechar a sua página da internet e perder o interesse.

 

Já disse e repito: ninguém entra na internet com o cartão de crédito na mão querendo gastar com algo que não conhece ou nem sabe que precisa.

 

Por isso esse caminho faz toda a diferença! Antes de vender lembre-se de que precisa construir sua autoridade e criar a sua ponte de confiança, passando as barreiras da tela do computador.

 

E uma das melhores formas de fazer isso é mostrando que o seu produto e conhecimento pode sim ajudá-la de muitas maneiras a resolver o problema.

 

Então vá com calma e pacîência porque tem certas coisas que levam um tempo, afinal não se constrói um relacionamento da noite para o dia, certo?

 

7- Faça com que a Persona se sinta íntima de você

 

Esse passo eu deixei para o final por um motivo: ele é poderoso!

 

Criar um relacionamento significa se sentir íntimo de alguém, em muitos sentidos. No caso da internet essa questão é peculiar, pois você pode nunca ter visto a pessoa, mas se sente amiga dela. Conhece pessoas assim?

 

Isso é muito eficaz! Ou seja, você se torna tão comum no dia a dia daquela pessoa, e a ajuda tanto, que de alguma forma ela cria uma conexão com você e com o seu trabalho.

 

Tenho um cliente que trabalha na área relacionada à saúde. Ele me diz que nos e-mails que recebe as pessoas agradecem, se sentem felizes, dizem que seguem tudo o que ele ensina, que amam o trabalho dele e que são eternamente gratas à ele como pessoa! Percebe isso?!!

 

A maioria nunca o viu e só o acompanham nas redes sociais, mas gostam tanto do conteúdo que é entregue, que as ajudam, e isso gera uma conexão tão forte que esse sentimento faz com que elas queiram fazer tudo e comprar tudo o que ele indica!

 

Sabem que ele é uma referência no assunto, que tem autoridade e que qualquer coisa que ele ensine ou mostre só vai beneficiar à saúde delas. Isso é a verdadeira força que a construção certa do relacionamento pode fazer.

 

Por isso eu te digo sem pensar duas vezes: seja transparente! Não minta, tenha certeza nas informações que vai passar, mostre seu conhecimento, entregue valor à sua Persona e ela lhe será grata! Assim, com aconteceu com meu cliente.

 

Minha outra dica aqui valiosa é que você aplique o storytelling no seu negócio digital. Seja contando a sua história ou a da sua empresa, isso aproxima pessoas e ajuda na criação dessa conexão que é essencial neste relacionamento.

 

Então….

 

Você já sabe o que fazer, certo? Construa o seu relacionamento com sua Persona e desfrute dos benefícios.. e das vendas!

 

Mas agora que eu te revelei todos estes passos que eu mesma sigo, está na hora de você me ajuda. Sabe como? Me dando o seu feedback!

 

Me conte aqui nos comentários se este artigo te ajudou, ou algum conteúdo que queira que eu escreva. Ah! E se tiver alguma dúvida pode deixar aqui também que eu mesma irei te responder e te ajudar.

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