Menu
Assign a 'primary' menu

As principais dificuldades para empreender e dicas!

By Leandra Soares - Admin | Empreendedorismo

out 18
as dificuldades de empreender no Brasil

Empreender no Brasil pode ser um desafio, mas não é impossível. Você precisa analisar bem o seu negócio antes de começar e ter a certeza de que vai enfrentar muitos problemas. Sabe aquela história de “matar um leão por dia”? É por esse caminho. principais dificuldades para empreender

E mesmo não sendo fácil, cada vez mais pessoas se jogam neste desafio e enfrentam os obstáculos com garra. Não é atoa que o empreendedorismo no Brasil cresceu e continua crescendo até em período de crise. 

Eu como empreendedora posso te afirmar que independente das dificuldades, é muito gratificante trabalhar por um sonho que acredito, colocando diariamente a minha energia em um negócio próprio e ajudando muitas pessoas que acompanham meu trabalho. principais dificuldades para empreender

Pensando nesses desafios e em tudo o que já passei, eu decidi ajudar quem quer começar ou já começou. Eu vou te mostrar neste artigo as principais dificuldade para empreender no Brasil e como você pode contorná-las e ter sucesso no seu empreendimento.

São 5 obstáculos que enfrentei e percebo que muitos também passam antes de finalmente conseguir ter um negócio sólido e eficiente. principais dificuldades do empreendedor brasileiro

1 - A inexperiência

O primeiro pensamento que vem na nossa mente é: “Como vou fazer isso?”. E faz todo sentido, pois montar um negócio requer algumas habilidades que muitos ainda não adquiriram.

Além disso, as pessoas estão acostumadas com empregos que lhe trazem uma sensação de segurança, geralmente com carteira de trabalho assinada, décimo terceiro e férias. Essa é a vida de um funcionário contratado.

dificuldade de empreender no Brasil

Mas quando você pensa em empreender todo esse cenário muda! Precisa deixar de lado tudo isso e pensar além, na realização do seu sonho, em um projeto que vai ser seu. Ou seja, não existe mais salários fixos, principalmente no começo.

E a inexperiência traz mais insegurança ainda. Em alguns casos ouvimos falar de empreendedores que trabalhavam em uma área, quando decidiram em algum momento da vida fazer o que sempre sonharam e que não tem nada haver com o que faziam até ali.

Isso requer muito estudo, muita dedicação e aprendizado constante. É como se você decidisse recomeçar do zero em outra profissão, tendo que aprender tudo para conseguir se manter e colocar seu plano em prática.

Eu também passei por isso, porque mesmo meu negócio sendo na área que já atuava, com vendas, tive que aprender muito mais sobre empreendedorismo e ainda atuar no mundo online o que era novo para mim.

Mas para esse primeiro tópico não tem jeito ou milagre… só com o dia a dia mesmo para que você possa ir aprendendo e sentindo mais confiança e si próprio.

Uma dica que dou é: estude! Estude muito, pesquise, veja exemplos similares de negócios que se encaixam no seu projeto. O estudo vai te trazer mais segurança para saber como agir ao longo do percurso.

2 - Parar de planejar e colocar tudo em ação

Outro desafio que todo empreendedor passa é saber quando deve finalmente “colocar a mão na massa”. Mas antes, vou te explicar alguns pontos.

O planejamento é fundamental para qualquer negócio, esteja ele começando ou já consolidado. Todas as empresas fazem planejamentos bimestrais, semestrais ou anuais e é isso que vai te dar um guia de por onde deve seguir.

Esse planejamento também inclui muitos estudos e pesquisas. Na prática é como se você fosse escrever passo a passo do que vai fazer, como, quando e do que vai precisar para isso.

Quanto mais minucioso for, menor a probabilidade de ter erros. Porém não significa que vai sair tudo como você quer! Lembra que falei dos desafios?

Então, eles geralmente conseguem bagunçar um pouco os planos, mas nada que refazendo não tenha como mudar o caminho e continuar seguindo. 

as dificuldades de empreender

Por isso quando falo sobre esse assunto sempre alerto: tenha em mente que vão acontecer imprevistos e você vai precisar saber como agir perante eles.

Depois de tudo planejado, quando então finalmente deve começar a executar o seu plano? Bom, você vai precisar analisar se tem a base necessária para começar e os recurso também.

E quando digo recurso, não quero dizer só dinheiro. Outra dica que dou é que quando comecei a colocar meu negócio em prática, meu maior desafio era saber administrar bem o meu tempo para fazer tudo o que precisava ao longo do dia.

Colocar seu plano em ação requer energia, tempo, paciência e segurança!

3 - Custos e investimentos 

Uma das principais dificuldades para todo empreendedor é o dinheiro. Alguns negócios não precisam de investimentos altos. O fato é que nessa parte começa uma baita dor de cabeça para todos. 

Mas ser um empreendedor significa também pensar em todas as contas e isso inclui os impostos. Mais uma dica:  pesquise todos os custos que você vai ter ao abrir seu negócio.

Quando comecei não sabia praticamente nada sobre a parte administrativa. Leva um pouco de tempo mas você vai pegar o jeito.

Tenha anotado todos os impostos mensais como prioridades, assim você não vai levar um susto no final do mês, tendo que se preocupar com despesas que não contava quando se planejou.

E caso pense em fazer algum empréstimo, eu aconselho a ir em todos os bancos que puder e negocie. Eu ensino técnicas de persuasão e com certeza elas vão te ajudar nesse momento de negociação!

Tome cuidado! Nunca é bom começar um empreendimento com o peso de altas contas, mais uma preocupação e o medo de não dar conta. Faça bem os seus cálculos e veja se realmente precisa dessa “ajudinha”.

as dificuldades de empreender

4 - Se posicionar no mercado e achar seu cliente

Se posicionar perante o mercado pode ser um desafio, dependendo da área que você escolheu.

Quando a ideia é inovadora e não existem concorrentes ativos, chamamos de “mar azul”, ou seja não vai ser tão difícil ganhar espaço em um mercado sem competição.

Mas essa não é a regra e geralmente além de competir com as empresas ao seu redor, é preciso entrar na briga com as grandes também!

Então aqui vai mais uma dica que sempre falo e funciona: ache o seu diferencial. Pense no que o seu serviço ou produto vai agregar de valor ao seu cliente. 

E não necessariamente precisa ser algo material, pode ser por exemplo a solução de um problema específico que deixará o seu cliente aliviado e feliz.

Se sobressair em um nicho competitivo, é entregar mais do que o seu cliente precisa! Isso faz a fidelização.

Pense em perguntas como: no que vai ajudá-lo?; como ele irá se sentir?; qual é a preocupação dele para buscar o que você tem a oferecer?; o que você pode dar a mais para ser um atrativo e diferencial?

Parecem perguntas simples, mas pensando em cada uma você vai chegar ao ponto chave do seu negócio e vai entender como agregar valor e conquistar o cliente.

5-  Saber quando precisa de ajuda

Na maioria dos casos, o empreendedor começa sozinho, apenas ele, sua ideia e seu projeto em ação.

Mas depois de um tempo, tudo fica mais corrido, os obstáculos vão acontecendo, o negócio crescendo e claro… o tempo para estudar também vai diminuindo.

Além disso, não tem como uma pessoa dominar tudo o que é necessário para fazer um negócio crescer, seja a administração, o marketing, o atendimento, e muitas outras coisas.

O empreendedor precisa focar na produção, no que precisa ser feito para lucrar. E chega um ponto que é humanamente impossível realizar tudo sozinho. É aí que entra a necessidade de começar um time!

Agora o desafio é: quais pessoas devo contratar para fazer parte da minha equipe? E além disso, existe uma preocupação com os salários que serão pagos, até porque é muito difícil para quem está começando ou se consolidando pagar altos salários.

Então começa a busca por um bom profissional, que se encaixe nos seus requisitos e que tope com você levar essa ideia adiante.

Confesso que não é fácil e provavelmente você vai passar por alguns até encontrar o time certo. No meu caso, hoje minha equipe é muito entrosada, mas isso foi um processo e levou um certo tempo.

E aqui vai mais uma dica: pegue indicações! Peça aos seus amigos, conhecidos. É muito difícil encontrar alguém que atenda a todos os requisitos que você procura, por isso tenha em mente que assim como você está moldando seu negócio, a sua equipe também será e não é rápido. 

as dificuldades para empreender

Não espere, COMECE AGORA!

Eu sei que não é fácil empreender, e os desafios que nós passamos para levar um sonho a se concretizar. Mas o que eu te digo é: comece!

Pense que todos passamos por isso e você não será o último. Hoje vejo muitos jovens se aventurando e com muito menos experiência conseguindo colocar em prática projetos maravilhosos.

Experiência pode até contar, mas não é e nunca será tudo! A sua determinação precisa sr trabalhada diariamente.

Hoje vejo o quanto já conquistei, e meu posicionamento no nicho em que atuo, posso dizer que me sinto muito feliz e ainda tenho muito mais para fazer.

Se você precisar da minha ajuda como empreendedor pode contar comigo! Pode enviar um e-mail para atendimento@comuniquefirst.com.br ou deixar um comentário aqui em baixo.

Me envie a sua dúvida e pode contar comigo. Eu amo ser empreendedora e será um prazer te ajudar.  do empreendedor brasileiroempreendedorismo e suas dificuldadesdesafios de empreenderdificuldades de abrir uma empresadesafios do pequeno empreendedordificuldades encontradas no início do negócioquero empreender é possível encontrar apoiodificuldades para empreender, as principais dificuldades para todo empreendedor, as principais dificuldades para empreender, principais dificuldades do empreendedor brasileirodesafios do empreendedor brasileiroprincipais desafios do empreendedor nos dias atuaisempreendedorismo e suas dificuldadesdesafios de empreenderdesafio do empreendedordificuldades encontradas no início do negóciodificuldades de abrir uma empresaas dificuldades para empreender

About the Author

Leave a Comment:

Leave a Comment: