Headline Infalível: 4 Exemplos Para Você Já Usar Hoje. Hora de vender mais com as palavras certas

By leandrasoaresrj@gmail.com | Copywriting

abr 05

O termo headline é bem conhecido pelos profissionais de marketing e copywriters de plantão, mas deveria ser também por empresários e empreendedores. O motivo é indiscutível: headlines são as principais responsáveis pelos resultados de sua mensagem nos diversos canais digitais.

Um título bem escrito é responsável por 80% da conversão em uma mensagem estratégica. Uma simples mudança na headline pode fazer a diferença de 10 para 1 em vendas. A headline é fundamental na aprovação ou não de um anúncio no Facebook, e para aberturas e cliques em seus e-mails, são indispensáveis. Isso só para citar alguns exemplos.

Como você já deve ter reparado, sou eterna pesquisadora de técnicas de copywriting. Nos últimos anos, estudei e pratiquei muito, testando os melhores termos em títulos para meus projetos e também para os projetos de meus clientes. Hoje vou te mostrar um pouco do que realmente funciona ou não em uma headline, seja você um profissional de copy, interessado em marketing digital ou dono do próprio negócio.

Acompanhe o conteúdo e descubra como criar títulos infalíveis e vender mais com as palavras certas!

Escrever uma Headline infalível é mais simples do que parece

headline

Antes de continuar, gostaria de lembrar que tenho um artigo falando sobre como as headlines são capazes de atrair a atenção da sua audiência. Ele contém dicas muito valiosas para quem deseja atrair e engajar pessoas com suas copys. Sugiro que leia quando puder.

Voltando, deixo claro que farei diferente hoje. Não vou apenas te dar um passo a passo e te apresentar uma lista de dicas. Vou fazer uma análise de 4 headlines infalíveis para você se inspirar absorver e aplicar em seus projetos.

Importante destacar que sem os gatilhos mentais você não vai alcançar seus objetivos. Sua headline pode até ficar bonitinha, poética, informativa, mas dificilmente será infalível no quesito conversão. Portanto, estude os gatilhos mentais e consolide a base para um título poderoso.

Vamos ver como fica isso na prática?

Headline #1: “Como se livrar do perigo de {um infarto} aos {40} anos”

Características:

– Gatilho mental: segurança

– Dor da persona explorada: falta de segurança/risco de ter um infarto

– Promessa clara: como se proteger de um infarto (o caminho para segurança)

O que podemos aprender com ela?

A pessoa para qual o anúncio se destina identifica claramente qual o problema e qual a solução exposta no título. Da forma como está escrita, essa headline se encaixaria perfeitamente em uma mensagem direcionada a um público que busca saúde e prevenção, em um anúncio de remédio para o coração ou o serviço de um cardiologista, e você pode se inspirar para escrever para o seu negócio perfeitamente.

Aplicação: Coloque a dor de sua persona no lugar de {um infarto}. Retire o {40} anos ou mude para a faixa etária de seu público, se for relevante.

Quer um exemplo?

“Como se livrar do perigo do {desemprego} em {6 meses}.”

Headline Infalível #2: “Isso fechará a sua empresa em 2016?”

Características:

– Gatilho mental: curiosidade

– Dor da persona explorada: risco de quebrar/falir a empresa

– Promessa: o benefício não fica explícito, mas isso é característico do gatilho da curiosidade. Nesse caso, o leitor vai ter que clicar no link, abrir o e-mail ou acessar a página para descobrir como não falir a empresa.

O que podemos aprender com ela?

Headlines que mexem com a curiosidade do leitor tendem a converter bem, pois o ser humano costuma ser curioso por natureza, principalmente quando está prestes a descobrir algo que irá beneficiá-lo de alguma forma.

Aplicação:

Isso vai {dor/prejuízo} em seu {negócio ou vida} em 2016? (Adapte para o seu negócio e use o título em algum anúncio ou post.

Headline Infalível #3: [ÚLTIMA CHANCE] Criando a {headline} infalível

Características:

– Gatilho mental: escassez

– Dor/prejuízo da persona explorados: risco de perder uma grande oportunidade

– Promessa: Aprender a criar headlines infalíveis

O que podemos aprender com ela?

Esse é um tipo de chamada que cairia bem se eu estivesse promovendo meu próprio curso de criação de títulos. Poderia ser usado num e-mail para minha audiência ou num anúncio de remarketing no Facebook, por exemplo. Outros termos que funcionam bem para escassez:

ÚLTIMAS VAGAS, VAI ACABAR, VOCÊ PODE NÃO TER OUTRA CHANCE, É POR POUCO TEMPO, VAGAS LIMITADAS, VAI PERDER?

Aplicação: use esses termos em chamadas de escassez em suas comunicações. Porém, cuidado para não cometer excessos e se tornar repetitivo. Criatividade também é tudo, certo?

Headline infalível #4: {5} livros gratuitos sobre {vendas} para você baixar agora

Características:

– Gatilho mental: reciprocidade

– Dor da persona explorada: nesse caso não há dor explorada, mas um benefício claro, agradável e convidativo.

– Promessa: Aprender mais sobre marketing (assunto de interesse da persona).

O que podemos aprender com ela?

Reciprocidade faz milagres! Experimente oferecer coisas gratuitas (ofertas de conteúdo, iscas digitais) à sua audiência e perceba como ela irá se engajar mais com sua mensagem. Afinal, quem não gosta de receber presentes? Quando adquirimos algo gratuitamente temos a tendência a retribuir.

Aplicação: se inspire nessa headline e comece a pensar em como praticar a reciprocidade em seu negócio digital.

Enfim, essas foram os 4 títulos poderosos que eu analisei para te inspirar. Um detalhe importante que talvez tenha fugido de sua observação: as 4 headlines são simples, ou seja além de objetivas são de fácil entendimento para a grande maioria das pessoas. Isso é essencial para o sucesso de sua copy, nem preciso dizer que headline é o que atrai o prospect, a lead, enfim…  Palavras de entendimento duvidoso e difícil podem ser prejudiciais ao resultado da copy.

O que eu quero que você leve daqui:

Uma headline infalível deve ser construída a partir da identificação da dor da persona, a escolha do gatilho mental certo, uma promessa clara e atrativa, e o uso de palavras simples são os ingredientes fundamentais. Pegue essa ideia, teste, pratique e gere resultados para o seu negócio!

Deixe um comentário ou sua dúvida que iremos interagir! Abaixo tem um espaço reservado para comentários.

Pratique o poder das headlines… E boascopys!

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(13) comments

Helton Bezerra 5 de abril de 2016

Arrasooooooooooou Leandra 😀

Tudo anotado, vou preparar minhas p´roxima seqs do Lead Lovers com esse seu post!

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    leandrasoaresrj@gmail.com 5 de abril de 2016

    Que bom, Helton! Aproveite para ver os outros artigos, podem ser úteis. Boas copys!

    Reply
Roberto 8 de abril de 2016

Interessante. Parabéns!

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    leandrasoaresrj@gmail.com 12 de abril de 2016

    Obrigada, Roberto. Coloque em prática e converta!

    Reply

[…] profissional. Aqui mesmo neste texto, eu utilizei duas técnicas logo no início. A primeira foi na headline (título), com uma frase estimulando a curiosidade e brincando com o fato de o tema ser recente demais para […]

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Carlos Sant' Anna 10 de maio de 2016

Uaaaaauuuu!
A headline #1 é perfeita para o meu produto.
Leandra eu trabalho no mundo off line e quero mudar para o mundo on-line com o melhor produto natural do mundo, número 1 em vendas (fonte Euribor), onde eu te dou uma garantia de 100% de satisfação durante 90 dias ou te devolvo seu dinheiro.
Quero dizer que vc pode usar o que existe de melhor na natureza, com o melhor da ciência, grátis. Repito, para não ficar dúvida, se sua saúde não melhora ou se você não nota melhora em sua performance, com uma simples mensagem te devolvo o seu dinheiro.
Essa eh a minha mensagem, agora tenho que montar minha página e todo o demais.

O que vc me sugere Leandra?

Super agradecido,
Carlos Sant’ Anna

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Antonio Leite 24 de novembro de 2016

Espetacular. Agora que ver exemplos de copies.

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lista telefonica 10 de dezembro de 2016

Muito bom, parabéns

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Lanna Pimentel 11 de janeiro de 2017

Amei! Obrigada!

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cristiano marcio 3 de junho de 2017

Gostei muito é primeira artigo leio sobre o assunto que faz entende um pouco como escreve healine.

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Iruaci Carvalho Coach 5 de agosto de 2017

Muito bom. Estou começando a criar minhas headline e com certeza me deu uma visão e clareza como criar uma headline poderosa.

Obrigada.
Iruaci Carvalho

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    leandrasoaresrj@gmail.com 4 de setembro de 2017

    Fico feliz em saber da sua evolução! Parabéns, você merece.

    Reply
Eduardo Marra 1 de maio de 2019

Muito boas as dicas, você está ficando cada dia melhor em copywriter, um abração.

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