Descubra a verdade: já não se faz persuasão como antes…

By leandrasoaresrj@gmail.com | persuasão

maio 12

persuasão

Já não se faz persuasão como antes? Como assim? Ouvir essa frase é no mínimo engraçado. Pode soar como uma brincadeira… Mas, é isso mesmo, uma “brincadeira”. Mas confesse, isso despertou sua curiosidade, não foi?

A intenção foi exatamente esta. Seja bem-vindo ao universo do Gatilho da Curiosidade. Grande parte das melhores copys são escritas por pessoas curiosas, copywriters são vendedores na essência, e vendedores bons são curiosos. Quem é curioso sai na frente, sem dúvidas. A curiosidade faz você se informar sobre temas variados, ler muitos livros, procurar entender o mundo em que vive, conversar com pessoas diferentes, além de estimular-se a descobrir o “mundo novo.”

Pessoas curiosas são as que movem o mundo com pequenas e grandes invenções, isso você já sabe. O que você precisa é estimular a sua curiosidade, pois isso irá lhe render bons frutos em se tratando de criatividade e autenticidade. Mas como a curiosidade vai ajudar você a produzir boas copys? Continue lendo que você vai entender exatamente como gerar resultados usando a curiosidade.

Persuasão e curiosidade, a união perfeita para suas copys

Quero que você entenda que há duas possibilidades para você atingir seus objetivos através da curiosidade, e ambas com alto teor de resultados positivos.

A curiosidade pessoal positiva:

A primeira é quando você é o curioso. O fato de você estar lendo até aqui demonstra muito bem isso. A curiosidade pessoal positiva nos estimula a cavar mais fundo, estudar novas técnicas de vendas, elaborar boas copys, e se você é curioso, vai acabar aprendendo cada vez mais sobre a arte da persuasão.

Por isso te aconselho que você seja curioso diariamente, converse com as pessoas, assista tevê em horários diferentes, buscando programas que estejam dentro do campo de interesse da sua audiência (mesmo com muitos gurus falando o contrário, acredite, a tevê lhe dará boas informações sobre como anda a mente do seu prospect), converse com pessoas envolvidas com teatro, educação, política, cultura, esporte…

Mas é importante que você saiba ouvir. Lembre-se que seu objetivo é conhecer a mente da outra pessoa e não levantar temas para discussão, ok? Controle o seu ego, fale menos e seja o mais observador e atencioso possível. Com o tempo, você vai perceber como isso te ajuda com o seu trabalho de vendas.

A curiosidade usada na mensagem:

Agora, a outra forma de fazer da curiosidade sua aliada. O ser humano é curioso de modo geral. Para Albert Einstein, a criatividade é mais importante que o conhecimento. E ser criativo, em essência, é resultado de ser curioso. Se você souber usar isso ao seu favor, suas copys irão converter muito mais. Persuadir vai se tornar muito “mais fácil”.

Conhecidos empreendedores digitais utilizam-se da figuras e objetos excêntricos em vídeos para que a curiosidade despertada com aquele elemento externo inserido na copy, conecte prendendo a atenção das pessoas até o final. O que elas querem é descobrir qual seria a ligação de uma figura inusitada com o tema em questão. Isso é persuasão!

Desperte a curiosidade e venda mais

Há muitas formas simples de você assegurar conexão aguçando a curiosidade do seu prospect, mesmo que você não seja ainda um copywriter profissional. Aqui mesmo neste texto, eu utilizei duas técnicas logo no início. A primeira foi na headline (título), com uma frase estimulando a curiosidade e brincando com o fato de o tema ser recente demais para uma conexão com o passado. Quando eu era criança ninguém falava em persuasão.

Logo abaixo, eu disse “Continue lendo que você vai entender exatamente como gerar resultados usando a curiosidade”. Essa segunda é uma técnica poderosíssima, onde ao mesmo tempo em que se estimula a curiosidade do “saber como”, você induz seu prospect a permanecer com você até o final do texto. O próprio uso da palavra curiosidade, nesse caso, ajudou.

Isso mostra que persuasão não é um bicho de sete cabeças como alguns pensam, e que até mesmo com táticas simples, como o gatilho da curiosidade, você consegue atrair, engajar e converter pessoas com suas copys. Se você alinhar isso a bons produtos, informações relevantes e valor agregado à vida de seus clientes, sua mensagem se tornará muito poderosa.

Até breve e boascopys!

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(8) comments

Lélia Maria 10 de setembro de 2015

Muito bom! Criatividade é tudo!!

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Wanessa Ramos Cordeiro 12 de maio de 2016

sou nova nesse quesito de Copy, mas quero aprender!

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Paulo Renato Augusto Pinto 12 de maio de 2016

Já não se faz persuasão como antes! Me pegou, me deixou curioso, leva à crer que antigamente se faria melhor.
Então resolvi ler o texto até o final, então descobri que esta frase aguçou minha curiosidade. Gostei!

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Walmir Ewaldo Martini 29 de maio de 2016

Beleza de texto, limpo e direto. Muito legal, quero aprender a escrever, parecido.
Obrigado, Leandra Soares.
Felicidades.
Abração.

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[…] mais propenso a aceitar a solução proposta pelo fotógrafo. Em relação a linha de assunto, repare como a pergunta desperta a curiosidade influenciando na abertura do e-mail. Agora vamos ao terceiro […]

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Andre 15 de outubro de 2016

Muito bom esse seu artigo,top!

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[…] em você. Seja claro nas suas colocações, não discorde dela no início da conversa e desperte a curiosidade. Se dedique à criação dos títulos, ou headlines, e procure ganhar a a atenção do leitor já […]

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Fernando Nogueira 10 de maio de 2017

Será que eu consigo mesmo depois de já ter idade avançada?

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