Marketing online: você não precisa de fãs… precisa de amigos!

By leandrasoaresrj@gmail.com | marketing online

ago 16

marketing onlineVocê tem usado o marketing online para vender ou conquistar seus clientes? Está gostando dos resultados?

Dentro da evolução das áreas de marketing e vendas, está o conceito de transformar clientes em fãs de sua marca. Esta é uma ideia interessante, mas gosto de direcionar as coisas de outra forma, que considero mais intimamente eficiente quando se trata de vender e criar relacionamento com os clientes: a amizade.

Transformar clientes em amigos é melhor do que em fãs, pois o relacionamento de fã acaba se tornando algo inatingível. Nesse caso, a pessoa te admira e te segue de uma forma distante. O cliente se torna um expectador apenas, ‘observando o seu show de longe’.

Já o amigo, como bem sabemos, é uma figura mais próxima, que interage com você, que ouve seus conselhos, e que em alguns casos, se dispõe a falar o que você precisa. Este é para mim o padrão ideal para o relacionamento entre o empreendedor digital e o consumidor.

Mas como colocar isso em prática?

Este artigo pretende apresentar para você algumas dicas de como utilizar o marketing online para criar uma comunidade de clientes amigos!

Marketing online e os canais de interação

Acredito que você já tenha compreendido o que estou propondo aqui. Então, ao invés de teorizar mais as coisas, vou mostrar como você pode praticar uma política de amizade com a sua audiência. Falarei especificamente de três canais de marketing online: o e-mail, o blog e as redes sociais.

Sabemos que existem tantos outros, mas esses são os que eu mais utilizo para criar aproximação com meus clientes, então você terá a oportunidade de enxergar de forma mais eficaz o que faço e poderá se inspirar para fazer o mesmo. Vamos em frente!

E-mail Marketing

Tenho falado bastante sobre a importância do e-mail como ferramenta de marketing online. A verdade é que atualmente é quase impossível se posicionar no mercado sem se valer das premissas do e-mail estratégico. Em alguns casos, o email chega a ser mais indispensável que o blog.

A explicação é simples: o e-mail é uma forma de contato mais íntimo, mas direta. Se o seu cliente te dá permissão para se comunicar com ele por e-mail, é porque demonstrou confiança em seu trabalho. Então, você precisa valorizar isso da melhor forma possível.

Alguns profissionais de marketing online acabam focando demais no lado “robótico” do e-mail marketing, falando de autoresponder, de automação, de newsletter, sem se darem conta de que é o lado humano o mais importante.

Então, o que você precisa é fazer com que seus e-mails sejam os mais humanos possíveis. Do outro lado da tela está uma pessoa, com sentimentos, ansiedades e desejos. Ela espera que você lhe ajude com suas dores. Por isso que só vender não adianta, é preciso criar uma relação sincera, ao ponto de ela confiar em você como amigo.

Blog

O mesmo vale para o blog, que é a base para seus novos conteúdos. Em muitos casos, é nele que as coisas começam a acontecer. Seus posts servem como portas de entrada. Seus clientes em potencial acabam entrando na esfera de sua marca através deles. Então se atente a forma como você aborda as coisas por lá.

Uma audiência em marketing online é formada por um grupo diverso de pessoas com dores em comum. Então, quando você fala das dores de sua persona em seus posts, está de certa forma, praticando a empatia, o que facilita para ele confiar em você.

Estando feito um trabalho de conscientização a partir do que você posta em seu blog, você precisa fazer com que seu visitante se converta em um lead. Nesse caso, oferecer algo a mais, como uma recompensa para ele, é essencial.

Uma vez que ele assinou seu newsletter ou baixou um material gratuito, está dizendo para você: “agora eu sou seu colega e estou aberto a ser seu amigo”. Daí em diante você deve conquistá-lo ainda mais.

Esse artigo fala sobre como escrever posts incríveis para o seu blog.

Redes Sociais

De repente a sua pergunta seja: por que devo estar nas redes sociais? Respondo: porque seu cliente está. O Facebook, por exemplo, já conta com mais de um bilhão de usuários diários. Por isso é bem provável que seus clientes em potencial tenham ao menos uma conta.

Quando cultivamos amizade em nossa vida pessoal, ambientes sociais servem para nos aproximar de nossos amigos. O mesmo acontece com as redes sociais, mas no ambiente de marketing online. Você precisa utilizar este canal para elevar o relacionamento com as pessoas que te seguem.

Você precisa, basicamente, manter a recorrência e a consistência de posts em sua fanpage ou perfil.  Para isso, o próprio blog ajuda. Exponha dados, fatos e curiosidades sobre o que você tem falado no blog para aproximar ainda mais as pessoas de sua marca nas mídias sociais.

Tenho um artigo completo com estratégias para redes sociais!

4 dicas para transformar seus clientes em amigos

Pronto, para aumentar ainda mais sua concepção sobre esse conceito de cliente amigo, apresento agora uma série de dicas para aplicar nesses e outros canais de marketing online:

#1. Conheça bem a sua persona

Só nos tornamos íntimos de alguém quando o conhecemos bem. Se você não souber o mínimo sobre quem está te seguindo, ficará difícil transformar clientes em amigos. Tenho um artigo falando sobre como fazer sua persona se “apaixonar” por você. Sugiro que tire um tempo para ler. O básico é saber a dor que ela enfrenta e ajudar-lhe com seus conteúdos e produtos.

#2. Quebre as regras

Esqueça todas aquelas regras frias e inflexíveis de marketing online. Dê lugar ao improviso. Quando falamos em interagir com o cliente, acabamos, muitas vezes, criando scripts: Cronograma de artigos, regras de copy, sequência de e-mail marketing. Isso é bom, desde que não se torne cansativo. Surpreenda sua audiência com posts repentinos, e-mails surpresa, dicas extras, enfim, quebre as regras.

#3. Dê presentes e peça que eles repassarem

Incentive a interação com links, referências e recomendações. Clientes podem não se sentirem confortáveis em recomendar sua marca sem motivo algum. Mas o fazem quando dê a seus clientes a oportunidade de presentearem outra pessoa sem precisar receber nada em troca. Seja criativo, ajudando seu cliente a te promover.

#4. Torne-os exclusivos

Promova experiências exclusivas a seus clientes, a fim de lhes mostrar o quanto você se preocupa com eles. Convide-os para conhecer para eventos, dê palestras interessantes sobre seu mercado, crie uma área de membros, forme uma comunidade fechada no Facebook, e, aplique uma dica de ouro: envie conteúdos inéditos, que não existe em outro lugar, para o e-mail delas.

Fechando

Use estas dicas e faça a diferença em seu mercado! Elas vão te ajudar a crescer sua marca a um nível incrível de relacionamento com seus clientes, tornando-os mais que fãs, mas amigos que podem contar com você sempre que precisarem.

Para fechar, aproveito a oportunidade para lhe fazer um convite. Se você ainda não faz parte de grupo de amizade, pode se cadastrar aqui e começar a se comunicar comigo por e-mail. Quem sabe não podemos nos ajudar a conseguir maiores resultados em nossas áreas de atuação.

Agora uma pergunta: Conhece alguma dica exclusiva para fazer de clientes amigos no marketing online? Deixe o seu comentário!

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(3) comments

Geraldo Carrion 16 de outubro de 2015

Gostei muito do artigo.

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cristina soares 19 de outubro de 2015

show de artigo adorei parabens!!

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Batista Imóveis 5 de novembro de 2015

Muito bacana esse artigo. Fácil comunicação, ótima redação e assunto atual.

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