
“A melhor forma de prever o futuro é criá-lo” – Peter Drucker
Eu bem que poderia resumir este artigo a esta citação, e você já estaria bem. Ela por si só, já provoca muitos insights e nos leva a grandes reflexões sobre metas e objetivos. Mas cumprindo com o meu objetivo, o que já é a minha meta, de contribuir ainda mais com sua vida de empreendedor, vou buscar desenvolver um papo bem bacana com você sobre planejamento pessoal e profissional.
Sempre recebo mensagens de pessoas perguntando como consigo alinhar as metas e as ações, ou como cresci tão rápido no internet marketing, ou ainda, como traçar metas curtas e longas. A boa notícia é que depende única e exclusivamente de você, e por mais que pareça estranho, são as metas de longo prazo que fará você ter clareza para traçar as de curto prazo. Parece complexo?
Não é. Fique tranquilo que não vou levantar equações complexas sobre processos, mapas, números e coisas parecidas, muito menos falar sobre astrologia e vidência. Não… meu objetivo aqui é te fazer refletir sobre como é possível assegurar o futuro a partir de agora.
Isso mesmo… Agora, sem esperar o amanhã.
Você está pronto? Então vamos em frente!
Metas e Objetivos, todo mundo deve ter!
Infelizmente, o Brasil se tornou um país de imediatistas, de pessoas que desejam tudo para agora, que querem o “já”. Em alguns casos, essa ‘vibe enérgica’ até se faz necessária, mas pensar apenas dessa forma não nos ajuda muito.
É preciso se planejar, decidir o que será feito amanhã, daqui a uma semana, mês, ano, e, por que não dez ou 20 anos? Quantas pessoas que você conhece já possuem o hábito de se planejar dessa forma? Você faz isso? Se não, comece a repensar a forma como trata seus sonhos…
Viver o hoje, curtir o presente, agir agora também é válido. Mas se apenas vivermos o agora, sem planejar o amanhã, tenderemos a ser jogados de um lado para o outro, sendo espécies de marionetes nas mãos do destino.
Essa coisa de “deixo a vida me levar” não funciona e nunca irá funcionar, principalmente para quem deseja mudar de vida, empreender e ser bem sucedido. Todo mundo precisa de metas e objetivos para viver, e progredir. Trabalhar cada etapa do seu negócio, só é possível se você conhece bem o ponto onde está e sabe exatamente onde quer chegar. Como já me disse um mentor: isso é risco cirúrgico, o ponto exato onde você quer estar daqui a 5 anos ou mais. Você não pode se desviar ao longo do caminho.
Caso contrário, você será um mero espectador no espetáculo da sua própria vida!
Um grande castelo com pequenos tijolos
Já parou para pensar que grandes construções são feitas com pequenos elementos?
Se você deseja ter um grande castelo, será inútil tentar construí-lo de forma acelerada com “grandes blocos”. Seu esforço será gigante e você poderá desistir antes mesmo de terminar a primeira parede.
O segredo então é, com a planta em mãos, começar a implementar a base, o alicerce, através do conhecimento. Depois, é erguer as colunas com base nos princípios, fazer a mistura de elementos com valores e seguir construindo cada pedaço de seu castelo, dia a pós dia.
Um tijolo por vez, que tal? Coloca um hoje, outro amanhã, e no fim de uma semana, ou mês, uma parede estará erguida. Daqui um ano, um cômodo estará terminado, com mobília e tudo. Quando você e der conta, seu sonho ai tomando forma, ganhando cada dia novos elementos.
Valorize as “pequenas vitórias”, pois a cada pequena vitória, uma grande será construída. Por não entenderem isso que algumas pessoas não se contentam com o pouco, ou desistem no meio da construção, se entregando às derrotas. E aqui vai uma dica: eu me presenteio a cada nova conquista. E a todo instante mantenho o olhar bem lá na frente: no castelo.
Ficamos ansiosos por ver a construção completa, isso é normal. Mas é preciso paciência, e ir fazendo crescer parte por parte. Pense nisso e comece a predeterminar como estará sua vida daqui a algum tempo: 5? 10? 15 anos?
Como definir metas e objetivos e construir meu castelo?
A verdade é que não existe um padrão de como definir metas e objetivos. Isso vai da visão de cada um. No entanto, existem pontos cruciais que devem permear seu planejamento pessoal ou profissional. Na intenção de tornar a coisa mais prática, você pode começar a anotá-los em um arquivo:
- O que?
- Como?
- Quando?
- Onde?
- Por que?
- Tempo (dia e local para acontecer)
- Recursos
- Ferramentas
Definindo cada um desses pontos, sua meta começa a tomar forma e você visualiza melhor seu castelo.
Metas
Aqui você precisa ter em mente quais são as prioridades ou conjunto de prioridades a serem alcançadas por você. Destaco que elas devem ser atingíveis, ou seja, possíveis de serem alcançadas. Se você se dispuser a ter coisas intangíveis, acabará por se desmotivar e terminará frustrado. Eu já cometi esse erro e não foi legal…
Por exemplo, se você deseja abrir um novo negócio, mas não tem dinheiro ou rendimentos suficientes em curto prazo, não adianta focar-se em fazer grandes campanhas de marketing e investir em estoques nos próximos tempos, visto que muitas coisas precisam ser ajustadas antes para que tudo possa fluir bem. Essa seria uma meta errada e que levaria a perda de tempo e de recursos.
O ideal nesse caso é se capitalizar. Na internet existe a possibilidade de começar praticamente do zero e ir escalando seu negócio em curto, médio e longo prazo. Dentro e fora dela, você pode começar a vender algum produto barato e depois vender mais caro, começando com pouco e ir aumentando o estoque. Se quiser saber mais, leia http://copywriterleandrasoares.com.br/trabalho-na-internet/
Não há dúvidas de que gerando receita, fica mais fácil alcançar suas metas. A ideia é determinar um ponto de partida, dividir o plano em etapas. Você deve estar se perguntando, “Como assim?”. É simples, o que faço é dividir as metas em dias, semanas, meses e anos, até que a “meta maior” se torne atingível, mas com um detalhe, começo pela maior e venho “quebrando” ela em etapas, como os degraus de uma escada me levando a cada andar de um edifício. Um conselho essencial é: mantenha-se sempre focado na próxima etapa e não na etapa final, mas vislumbre o objetivo final pronto, como estímulo. “Construa cada cômodo do seu castelo!”
Objetivos
Objetivo e meta são diferentes entre si. Podemos definir um objetivo com o fim do que se deseja atingir, a descrição do que se pretende alcançar. Meta é a definição em termos quantitativos, e com um prazo determinado, percebeu?
Por exemplo, seu objetivo pode ser enriquecer. A meta, por sua vez, deve determinar a quantidade de dinheiro que pretende acumular, e em quanto tempo. Objetivos devem ser descritos porque são agentes motivadores para as decisões que serão tomadas.
Eles irão manter seus olhos no alvo, como ponto de mira de uma arma ou como o fim a atingir. Napoleon Hill, autor da Lei do Triunfo e de Quem Pensa Enriquece, reconhecido como um dos maiores nomes do desenvolvimento pessoal, citava a criação de um objetivo profissional bem definido como uma das Leis Universais do Sucesso.
Segundo ele, grande parte dos homens que alcançaram êxito em suas áreas de atuação tinha o hábito de documentar seus objetivos. Então, aconselho que você faça o mesmo. Anote num papel seu objetivo maior e tudo o que possa complementá-lo, anote também as metas logo abaixo. Deixe-o à vista e visualize sempre que possível. Visualize o castelo!
Fechando…
Esse foi nosso bate-papo de hoje, respondendo sobre metas e objetivos. Espero ter contribuído mais uma vez para seu crescimento como pessoa e como empreendedor. Ah! e eu reviso as metas sempre, se tiver que mudar alguma coisa, mudo sem apego e me lanço nos desafios.
Bom, é isso. Não deixe de interagir com um comentário, preciso saber sua opinião para escrever mais te auxiliando de fato. Me dê sua opinião sobre o tema, e suas dúvidas também. Te aguardo na nossa próxima conversa!