Menu
Assign a 'primary' menu

Metas e Objetivos: Como Construir Seu Futuro A Partir de Agora!

By leandrasoaresrj@gmail.com | Estratégias, metas e objetivos

ago 23

metas-e-objetivos

“A melhor forma de prever o futuro é criá-lo” – Peter Drucker

Eu bem que poderia resumir este artigo a esta citação, e você já estaria bem. Ela por si só, já provoca muitos insights e nos leva a grandes reflexões sobre metas e objetivos. Mas cumprindo com o meu objetivo, o que já é a minha meta, de contribuir ainda mais com sua vida de empreendedor, vou buscar desenvolver um papo bem bacana com você sobre planejamento pessoal e profissional.

Sempre recebo mensagens de pessoas perguntando como consigo alinhar as metas e as ações, ou como cresci tão rápido no internet marketing, ou ainda, como traçar metas curtas e longas. A boa notícia é que depende única e exclusivamente de você, e por mais que pareça estranho, são as metas de longo prazo que fará você ter clareza para traçar as de curto prazo. Parece complexo?

Não é. Fique tranquilo que não vou levantar equações complexas sobre processos, mapas, números e coisas parecidas, muito menos falar sobre astrologia e vidência. Não… meu objetivo aqui é te fazer refletir sobre como é possível assegurar o futuro a partir de agora.

Isso mesmo… Agora, sem esperar o amanhã.

Você está pronto? Então vamos em frente!

Metas e Objetivos, todo mundo deve ter!

Infelizmente, o Brasil se tornou um país de imediatistas, de pessoas que desejam tudo para agora, que querem o “já”. Em alguns casos, essa ‘vibe enérgica’ até se faz necessária, mas pensar apenas dessa forma não nos ajuda muito.

É preciso se planejar, decidir o que será feito amanhã, daqui a uma semana, mês, ano, e, por que não dez ou 20 anos? Quantas pessoas que você conhece já possuem o hábito de se planejar dessa forma? Você faz isso? Se não, comece a repensar a forma como trata seus sonhos…

Viver o hoje, curtir o presente, agir agora também é válido. Mas se apenas vivermos o agora, sem planejar o amanhã, tenderemos a ser jogados de um lado para o outro, sendo espécies de marionetes nas mãos do destino.

Essa coisa de “deixo a vida me levar” não funciona e nunca irá funcionar, principalmente para quem deseja mudar de vida, empreender e ser bem sucedido. Todo mundo precisa de metas e objetivos para viver, e progredir. Trabalhar cada etapa do seu negócio, só é possível se você conhece bem o ponto onde está e sabe exatamente onde quer chegar. Como já me disse um mentor: isso é risco cirúrgico, o ponto exato onde você quer estar daqui a 5 anos ou mais. Você não pode se desviar ao longo do caminho.

Caso contrário, você será um mero espectador no espetáculo da sua própria vida!

Um grande castelo com pequenos tijolos

Já parou para pensar que grandes construções são feitas com pequenos elementos?

Se você deseja ter um grande castelo, será inútil tentar construí-lo de forma acelerada com “grandes blocos”. Seu esforço será gigante e você poderá desistir antes mesmo de terminar a primeira parede.

O segredo então é, com a planta em mãos, começar a implementar a base, o alicerce, através do conhecimento. Depois, é erguer as colunas com base nos princípios, fazer a mistura de elementos com valores e seguir construindo cada pedaço de seu castelo, dia a pós dia.

Um tijolo por vez, que tal? Coloca um hoje, outro amanhã, e no fim de uma semana, ou mês, uma parede estará erguida. Daqui um ano, um cômodo estará terminado, com mobília e tudo. Quando você e der conta, seu sonho ai tomando forma, ganhando cada dia novos elementos.

Valorize as “pequenas vitórias”, pois a cada pequena vitória, uma grande será construída. Por não entenderem isso que algumas pessoas não se contentam com o pouco, ou desistem no meio da construção, se entregando às derrotas. E aqui vai uma dica: eu me presenteio a cada nova conquista. E a todo instante mantenho o olhar bem lá na frente: no castelo.

Ficamos ansiosos por ver a construção completa, isso é normal. Mas é preciso paciência, e ir fazendo crescer parte por parte. Pense nisso e comece a predeterminar como estará sua vida daqui a algum tempo: 5? 10? 15 anos?

Como definir metas e objetivos e construir meu castelo?

A verdade é que não existe um padrão de como definir metas e objetivos. Isso vai da visão de cada um. No entanto, existem pontos cruciais que devem permear seu planejamento pessoal ou profissional. Na intenção de tornar a coisa mais prática, você pode começar a anotá-los em um arquivo:

  • O que?
  • Como?
  • Quando?
  • Onde?
  • Por que?
  • Tempo (dia e local para acontecer)
  • Recursos
  • Ferramentas

Definindo cada um desses pontos, sua meta começa a tomar forma e você visualiza melhor seu castelo.

Metas

Aqui você precisa ter em mente quais são as prioridades ou conjunto de prioridades a serem alcançadas por você. Destaco que elas devem ser atingíveis, ou seja, possíveis de serem alcançadas. Se você se dispuser a ter coisas intangíveis, acabará por se desmotivar e terminará frustrado. Eu já cometi esse erro e não foi legal…

Por exemplo, se você deseja abrir um novo negócio, mas não tem dinheiro ou rendimentos suficientes em curto prazo, não adianta focar-se em fazer grandes campanhas de marketing e investir em estoques nos próximos tempos, visto que muitas coisas precisam ser ajustadas antes para que tudo possa fluir bem. Essa seria uma meta errada e que levaria a perda de tempo e de recursos.

O ideal nesse caso é se capitalizar. Na internet existe a possibilidade de começar praticamente do zero e ir escalando seu negócio em curto, médio e longo prazo. Dentro e fora dela, você pode começar a vender algum produto barato e depois vender mais caro, começando com pouco e ir aumentando o estoque. Se quiser saber mais, leia http://copywriterleandrasoares.com.br/trabalho-na-internet/

Não há dúvidas de que gerando receita, fica mais fácil alcançar suas metas. A ideia é determinar um ponto de partida, dividir o plano em etapas. Você deve estar se perguntando, “Como assim?”. É simples, o que faço é dividir as metas em dias, semanas, meses e anos, até que a “meta maior” se torne atingível, mas com um detalhe, começo pela maior e venho “quebrando” ela em etapas, como os degraus de uma escada me levando a cada andar de um edifício. Um conselho essencial é: mantenha-se sempre focado na próxima etapa e não na etapa final, mas vislumbre o objetivo final pronto, como estímulo. “Construa cada cômodo do seu castelo!”

Objetivos

Objetivo e meta são diferentes entre si. Podemos definir um objetivo com o fim do que se deseja atingir, a descrição do que se pretende alcançar. Meta é a definição em termos quantitativos, e com um prazo determinado, percebeu?

Por exemplo, seu objetivo pode ser enriquecer. A meta, por sua vez, deve determinar a quantidade de dinheiro que pretende acumular, e em quanto tempo. Objetivos devem ser descritos porque são agentes motivadores para as decisões que serão tomadas.

Eles irão manter seus olhos no alvo, como ponto de mira de uma arma ou como o fim a atingir. Napoleon Hill, autor da Lei do Triunfo e de Quem Pensa Enriquece, reconhecido como um dos maiores nomes do desenvolvimento pessoal, citava a criação de um objetivo profissional bem definido como uma das Leis Universais do Sucesso.

Segundo ele, grande parte dos homens que alcançaram êxito em suas áreas de atuação tinha o hábito de documentar seus objetivos. Então, aconselho que você faça o mesmo. Anote num papel seu objetivo maior e tudo o que possa complementá-lo, anote também as metas logo abaixo. Deixe-o à vista e visualize sempre que possível. Visualize o castelo!

Fechando…

Esse foi nosso bate-papo de hoje, respondendo sobre metas e objetivos. Espero ter contribuído mais uma vez para seu crescimento como pessoa e como empreendedor. Ah! e eu reviso as metas sempre, se tiver que mudar alguma coisa, mudo sem apego e me lanço nos desafios.

Bom, é isso. Não deixe de interagir com um comentário, preciso saber sua opinião para escrever mais te auxiliando de fato. Me dê sua opinião sobre o tema, e suas dúvidas também. Te aguardo na nossa próxima conversa!

About the Author

Leave a Comment:

(12) comments

Renata Fernandes 24 de agosto de 2015

Olá Leandra!
Bendita hora que acessei meu Facebook e lendo diversos posts em meu mural, me deparei ccom o seu no grupo Mulheres Ijumpers e logo ‘cai’ aqui nessa publicação gostosa, importante, clara e objetiva que muito me animou a dar continuidade ao meu projeto. Há muito venho desenvolvendo algumas técnicas expostas aqui e por ora estagnei por ter almejado o inatingível e me perdendo em outras metas sem muitas ‘marcações’ e lendo seu post me senti animada a retomar. Muito obrigada! Beijinhos e muito sucesso pra ti. Continuarei te seguindo. Tudo de bom!!

Reply
cristina soares 25 de agosto de 2015

parabéns! pelo belo artigo , com certeza irá inspirar muitas pessoas !

Reply
corizeu alves silva 26 de agosto de 2015

Acredito que é por ai mesmo, mas no meu caso já fiz vários cursos na área de marketing digital e ainda não vendi nada pois não tenho grana para pagar tráfegos e nem ferramentas. Recebo vários e-mails de profissionais de marketing, mas ultimamente o que mais eu abro e leio são os seus. Parabéns e obrigado!

Reply
leandrasoaresrj@gmail.com 26 de agosto de 2015

Renata, que maravilha seu comentário. Isso confirma que estou no caminho certo, ajudando outras pessoas e seguir em frente. Sucesso com suas metas e objetivos!

Reply
Andrea Gasques 26 de agosto de 2015

Amei o texto, preciso começar a colocar isso em pratica.
Esse é um dos meus pontos fracos.
A Ansiedade faz com que atropele alguns passos importantes como este de estabelecer algumas metas para chegar no ponto que quero.

Obrigada Leandra

Reply
Cezar 7 de setembro de 2015

Olá,
Bem interessante suas colocações, claros e diretos nos faz refletir e seguir aos nossos objetivos.
Obrigado!

Reply
João Luis Gomes 21 de setembro de 2015

Estou curtindo muito suas dicas. Material muito bom. Parabéns!!

Reply
Wilton Santos 5 de outubro de 2015

Ótimo artigo.Obrigado por levantar o meu astral,me fazendo visar cada vez mais os meus objetivos e minhas metas.Tenho apenas dezesseis anos ,porêm busco sempre as melhores formas para alcançar a grande conquista.Olha,vc poderia tbm falar sobre autoestima:manter a autoestima sempre,para que ,auxiliando as pessoas que estão pra baixo com qualquer tipo de problema,para que assim ela mantenha sempre o foco nos seus objetivos e pequenas metas.Para lá na frente esta também poder alcançar o novo.

Reply
GIOVANNA KESTENBERG MARINO 24 de agosto de 2016

Após tantos anos na iniciativa privada, atingindo tantas metas e objetivos corporativos e com isso construindo os meus sonhos ( viajar, construir minha cada, ter um carro legal, se permitir uma reserva…) hoje me vejo apenas querendo retomar o meu ritmo de vida. Sim, depois de 10 anos voltei ao mercado de trabalho e ainda não me recoloquei. A impressão que eu tenho que refuto tudo aquilo que desconheço e tendo consciência disso comecei a parar de me auto sabotar, reconstruindo até minhas idéias sobre sucesso! Ainda não tenho claro quais são os meus objetivos nesta etapa mas decidi que não quero ficar a mercê do vento e da vida. Lendo esse artigo, vejo que foi exatamente assim que consegui o sucesso e realização profissional e anseio por retomar esse caminho. Lembrar lições aprendidas pode ser um recomeço!

Reply
Samuel 5 de setembro de 2016

Exelente artigo, parabéns!!
Fica com Deus, Abraço.

Reply
Carla 18 de outubro de 2016

Oiiee! 😀 Muito obrigada por você compartinhar conosco, eu estava procurando sobre isso, agora sim encontrei! Deus te abençoe por você estar ajudando outras pessoas.

Reply
Cintia Cabral 18 de outubro de 2017

Perfeitos os artigos no blog de vocês, estão realmente de parabéns, apenas contuedo de qualidade!!! 😀

Reply
Add Your Reply

Leave a Comment: