O mundo está mudando e a forma de fazer negócio também!

By Leandra Soares - Admin | marketing online

ago 16
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A forma de fazer negócio está em constante mudança desde a Antiguidade, ou seja as relações comerciais estão sempre se alterando, mas com a inserção da internet nesse meio, o processo se acelerou e intensificou.

Essa nova forma de se relacionar com o público, clientes e claro, de fazer o marketing nas redes sociais é uma das principais causas dessas mudanças. O negócio que era local, e só chegava até uma área delimitada, agora é online e alcança o mundo todo.

Sabe aquele ditado:“o céu é o limite”? É exatamente isso! Com a internet não existe mais a barreira física, e aquele negócio pequeno, muitas vezes de bairro ganha uma visibilidade incrível.

Até agora você deve estar pensando: “Leandra, isso eu já sei!”. Tudo bem…mas você já percebeu isso na prática? Já realmente parou para refletir como essa visibilidade afeta o seu negócio, e a interação da sua empresa com seus clientes?

Então continue lendo este artigo e amplie a sua visão para estas novas mudanças, que você acompanhando ou não, vão continuar ocorrendo.

Como a interação do público com o seu negócio pode mudar TUDO!

Recentemente a agência de turismo Tomas Cook da Inglaterra, uma das maiores agências  e considerada a primeira da História, fundada em 1808, fez um anúncio que pode mudar todo o modo de se fazer turismo no mundo!

A empresa anunciou que não irá mais vender pacotes de turismo para parques como o SeaWorld nos Estados Unidos e nenhum outro que mantenha animais em cativeiros. E o que isso muda? TUDO!

A iniciativa se deu a partir do momento em que a empresa percebeu que muito dos seus clientes e seguidores nas redes sociais eram contra a venda de bilhetes para estes parques. Cerca de noventa por cento dos seus clientes mostraram ser a favor dos animais. Além disso protestos ativistas na porta da empresa também ajudaram a fazer pressão.

Perceba a visibilidade que este caso proporcionou para todas as agências de turismo repensarem também a forma de fazer negócio, e mais do que isso, a participação dos clientes e seguidores nessa mudança.

novo modo de fazer negócio

A ordem agora não é buscar o lucro por si só, mas manter a conexão e a identidade de acordo com as pessoas que buscam aquela agência específica para o seu laser. Por ser a pioneira nesta atitude, com certeza sua ousadia também vai atrair novos seguidores e apoiadores da causa. É assim que se começa uma verdadeira mudança!

Como essa interação afeta os negócios?

Pode acreditar, afeta muito! O marketing digital nos permite entender um público que antes não tinha como se manifestar ou contestar como é agora. Com a era da internet tem-se uma nova forma de pensar e agir, além do hábito da pesquisa e o desenvolvimento de um senso mais crítico para questões do cotidiano.

E a sua empresa precisa se realinhar para entrar neste novo modelo de negócio. A forma de se relacionar com este público mudou, não tem como ignorar e nem deve. Jamais os negócios voltarão a ser como antes. Uma imagem negativa pode se espalhar muito rápido na rede, viralizar é questão de minutos, com o risco de jogar seu trabalho por água abaixo.

Não estou dizendo que você deve obrigatoriamente fazer uma mudança radical, mas é necessário ter atenção à imagem que a sua empresa passa e saber trabalhar ela atraindo o consumidor. As pessoas hoje tendem a priorizar e a consumir de empresas que sejam inovadoras nas soluções, e a favor de suas ideias e filosofia de vida.

Além disso é interessante analisar as notícias ao seu redor para pensar como elas podem ajudar a engajar seu relacionamento com seu público alvo. Vou te dar outro exemplo. Faz pouco tempo que estava rodando pela internet uma petição relacionada à proibição de certos agrotóxicos na agricultura brasileira.

Pensa bem! Se o negócio for relacionado ao nicho de saúde ou de emagrecimento através de uma alimentação saudável, este assunto tem tudo a ver com as pessoas interessadas em adquirir produtos relacionados a estes nichos.

Esse também é um novo modelo de fazer negócio e se relacionar com seus clientes ou potenciais clientes.

Usar o que está acontecendo no mundo e ao seu redor ligando ao seu negócio quando possível, demonstra ao mercado que a sua empresa está atenta e engajada com a qualidade de vida da população..

Seu negócio precisa disso para crescer:

Já disse aqui em outro artigo que as pessoas gostam de dar a opinião delas e mais ainda quando sabem que essa será útil de alguma forma. Então porque não pedir opinião e perguntar?

Com a internet a modo de fazer negócio vai continuar mudando e se alterando de forma rápida, e você precisa estar atento a isso.  Vou te dar outro exemplo!

A marca Natura que atua no nicho da beleza optou por não fazer testes em animais e deixa isso bem claro em suas campanhas. Além de ser um grande diferencial perante os concorrentes, cria uma conexão com pessoas que têm os mesmos valores e compram dela sem se preocupar e apoiando a causa!

Mas ela não para por ai! Além de defender a preservação do Planeta, ela está sempre atenta nas notícias ao seu redor, mas também busca saber a opinião de suas clientes a todo momento. Para isso incentiva os comentários nas redes sociais e interage ao máximo.

Então….

Se você tinha alguma dúvida de que a opinião do seu cliente importa, não tenha mais! Não só importa como pode mudar o rumo do seu negócio, e para melhor.

E o marketing digital te possibilita isso da melhor forma possível: com feedbacks instantâneos. Sejam eles bons ou não o importante é saber como anda a imagem do seu negócio.

A forma de fazer negócio vai continuar mudando sim, mas o que precisa mudar para melhor é a imagem da sua empresa perante seus clientes. E eles querem participar!

Assim como no primeiro exemplo da agência de Turismo como no caso da Natura fica óbvio que as duas marcas ousaram e optaram por atender a demanda de seus clientes, trazendo para si causas que criam polêmicas ao redor do mundo.

Então não tenha medo de inovar e arriscar mas tenha bem definido como você pode alinhar o seu negócio para o público que procura!

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