Persuasão para mulheres: se posicionando na sociedade.

By Leandra Soares - Admin | persuasão

mar 06
posicionamento da mulher

Hoje eu quero falar com você que conquista diariamente seu espaço e honra com suas responsabilidades, que promove um ambiente de respeito no trabalho, que dá conta da família seja lá em qual configuração e formato for, e que luta pela famosa igualdade sem vitimismo. Hoje eu quero falar de mulher pra mulher.

 

Sabe aquela história de levantar bandeiras? Não curto isso, acho que todos precisam SE respeitar mutuamente, mas saber se posicionar é importante. Fazer valer a sua voz eleva a sua autoestima e traz importantes conquistas. Mas não estou me importando com os outros, a pergunta aqui é: como que a sociedade enxerga você? Que imagem você transmite? Como você quer ser vista no mundo, nos negócios, dentro da sua casa?

 

Nas próximas linhas vou te mostrar como você pode usar elementos de persuasão para passar a imagem que precisa aos seus gestores, colegas de trabalho, clientes e até sua família.

 

Mas afinal, o que é posicionamento?

Em poucas palavras, posicionamento é como as pessoas te enxergam a partir da imagem que você transmite. Ou seja, a opinião que as pessoas formam de você é reflexo das suas atitudes.  

 

O seu posicionamento é um elemento decisor para te auxiliar a atingir suas metas pessoais mais ousadas. É como se você fosse uma marca. É ele que vai definir o que você vai ser e onde chegará.

 

Mas antes de definir o seu posicionamento na sociedade e nos negócios…

 

Vamos avaliar o seu posicionamento atual

Há em algumas empresas a famosa Avalição 360. Você conhece? Nela todos os colaboradores analisam pares, gestores e subordinados. Para não gerar dúvidas sobre o caráter de confidencialidade da pesquisa, o RH costuma contratar uma consultoria que aplique a pesquisa e forneça apenas os resultados. Sabia que é possível fazer a sua Avaliação 360 particular?

 

Certa vez ouvi isso de um produtor de conteúdo em Podcast, infelizmente não lembro quem foi porque até indicaria para você ouvir também. Mas ele dizia que a melhor maneira de saber como anda a sua imagem, é…

 

PERGUNTANDO!

 

Isso mesmo. Pergunte para seus amigos, seus familiares, seus gestores, clientes, e  colegas de trabalho qual imagem que eles têm de você. Mas lembre-se de ser imparcial, pois pode ser que ouça muitas críticas. Nesse caso, sinto em lhe informar, você precisa de TODA a verdade para definir o seu posicionamento.

 

Depois que descobrir toda a verdade, o segundo passo que precisa dar é…

Acertar a sua comunicação

 

Nada pior do que perceber que as pessoas não estão compreendendo aquilo que você pensava estar transmitindo. A sua comunicação pode estar falhando e você não conseguirá imprimir sua marca dessa forma. Aqui entram algumas técnicas que podem te ajudar.

 

Estratégias de Persuasão

Um posicionamento eficiente é claro e objetivo. Você não precisa ficar à sombra, tenha suas opiniões, mostre que está aberta a novas discussões, mas lembre de deixar claro para o mundo a que você veio. E, aqui, o copywriting pode fazer a diferença. Veja.

mulher em reunião

Storytelling

O que te trouxe até aqui pode te levar mais rápido aos próximo nível. Conte às pessoas suas histórias de superação, suas dificuldades e conquistas, neste artigo eu explico como fazer isso. Uma boa história atrai atenção e respeito. Mostre sua bagagem de conhecimento, construa sua autoridade, se conecte com o seu público, seus clientes, desperte a atenção dele para suas qualidades que muitas vezes, ele desconhecia. Ou seja, sempre que puder, conte uma boa história.

Gatilhos Mentais

Se você já me acompanha há algum tempo, já conhece o poder dos gatilhos mentais. Eles ajudam na quebra de objeções que utilizamos para vender um produto e  também a vender a sua imagem.

Você pode e deve, usar da autoridade, da escassez, da coerência, afeição, dentre muitos outros ao seu favor gatilhos a seu favor. Gosto desse tema porque traz resultados rápidos.

Construção de oferta

Faça uma boa construção de oferta quando for negociar um horário na sua agenda, uma consultoria, um novo emprego e até mesmo, quando for pedir um aumento de salário. Existem técnicas para isso, que se aplicadas da maneira correta, tornam-se quase irresistíveis.

Alerta!

Lembre de uma coisa. NÃO TENHA MEDO OU VERGONHA DE VENDER A SUA IMAGEM. Não há nada de errado nisso. Vivemos em uma sociedade, onde infelizmente, os gêneros ainda não são igualitários. E, sempre achamos que uma mulher não pode se vender… E homem tem a obrigação de fazer isso.

 

Cuidado! Com este pensamento, você nunca vai chegar a nenhum lugar de destaque. Por este motivo, você pode e deve vender a sua nova imagem. Mostre que você tem qualidades, personalidade e que você tem poder de decisão.

 

O que não fazer na construção do posicionamento

Existem alguns erros que você, definitivamente, não pode cometer na construção do seu posicionamento. Confere aqui os mais comuns:

  • Contar mentiras. Por mais que você queira posicionar-se de maneira bacana, você não pode mentir ser uma pessoa que não é. Se você precisa ter uma habilidade que não tem, antes de dizer que a tem, desenvolva-a, faça cursos, peça auxílio para outras pessoas….
  • Se subestimar. Não se faça de coitada, jamais se vitimize. Você tem mais qualidades do que imagina e todos devem conhecê-las.  Nada de frequentar o cafezinho com a turma do mimimi ou dar assunto a secretária do cliente que fala mal da empresa.
  • Ter medo. Não tenha medo de se posicionar. Caso você não faça isso, a sua carreira está fadada ao fracasso. Todo mundo deve ter um posicionamento, se quiser ter destaque na profissão. Seja você empresária ou funcionária, seja você.

 

Caso você não se sinta segura ao construir o seu posicionamento ainda, leia mais sobre  copywriting e aproveite para adaptar este conhecimento valioso em sua vida. E até aqui? Você tem dúvidas? Deixe aqui abaixo suas dúvidas e opiniões sobre este artigo. Vamos falar mais sobre posicionamento no mundo dos negócios ou em casa. Escreve aí abaixo, agora é a sua vez!

 

 

Veja abaixo mais artigos que podem ajudar no seu posicionamento:

5 verdades sobre Copy que nenhum especialista em Markerting te ensinou

Marketing nas mídias sociais: como crescer na Internet e ampliar os resultados com o Copywriting

Gatilho da Autoridade: Como ser reconhecido como especialista em seu mercado

 

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