Porque é tão importante dar garantia nos seus produtos digitais

By Leandra Soares - Admin | Gatilhos mentais

fev 22
garantia para produtos digitais

garantia para produtos digitais

Se você já está há algum tempo interessado e, até mesmo, atuando no marketing digital, deve ter notado que a maioria dos infoprodutores oferecem uma garantia de, no mínimo, 15 dias nas vendas de seus produtos. Você já parou para pensar o porquê disso? Por que eles arriscam a perder o dinheiro das vendas de seus produtos?

Caso você queira aumentar as suas conversões, ganhar autoridade, visibilidade e ter clientes muito mais satisfeitos, continue lendo este artigo. Porque você vai entender, de uma vez por todas, o que está por trás dessa estratégia de vendas poderosíssima que é a garantia. Vai aprender como e porque você deve oferecer algum tipo de garantia para seus clientes em seu produto e qual a margem positiva disso.

 

Objeções

Antes de falarmos sobre garantias, você precisa saber o que é uma objeção. Segundo o site significados.com.br, objeção significa contestação, oposição, réplica, obstáculo. É aquilo que se opõe, que se posiciona do lado contrário.

 

Traduzindo para o mercado digital, objeções são todas aquelas dúvidas que surgem na cabeça do seu cliente, quando ele ainda é uma lead fria, sendo aquecida, quando ele está conhecendo o seu produto. Pois bem, são justamente as objeções que surgem no cérebro dele que a copy se encarrega de matar, justamente porque elas que o impedem de clicar em seu link de compra.

 

Veja então alguns exemplos de objeções que permeiam o cérebro da sua lead::

 

  • Será que serve para mim?
  • Será que dá certo para mim?
  • Mas é muito caro, e se não funcionar?
  • Se esse método é tão bom, porque nunca ouvi falar dele?
  • Por que devo confiar em você?
  • dentre muitas outras….

 

Quando conseguimos responder satisfatoriamente a todas essas objeções, e sanamos completamente as dúvidas dos potencial cliente, a venda está a um clique de acontecer (pelo menos se o cliente tiver o dinheiro disponível).

 

Digo quase, porque vai existir uma objeção fundamental que você precisa quebrar.

 

Será que eu vou gostar disso? Será que não vou gastar dinheiro à toa?

 

E a melhor maneira que você tem para quebrar esta objeção é…

Oferecendo uma garantia!

A garantia é parte fundamental da sua oferta. Ela ativa um gatilho mental instantâneo e poderoso na mente do seu potencial cliente: o da segurança.

 

Esse gatilho está associado tanto à confiança que você tem no seu produto, quanto à segurança que o comprador vai ter ao comprá-lo. Isso acontece porque quando ele se sente seguro o cérebro se tranquiliza e deixa de lado o sinal de alerta da desconfiança.

 

Muitos infoprodutores e empreendedores já me disseram que falta coragem na hora de oferecer garantia no seu produto. Medo de encontrar aproveitadores e oportunistas que vão usar o seu produto e depois pedir a devolução do dinheiro, é um medo real. Mas vamos resolver isso, preste atenção aqui.

 

Existem pessoas assim? Existem. Mas a proporção dessas pessoas é muito menor do que as que estão alinhadas com o seu propósito e, realmente pagam pelo seu conhecimento e pelo resultado que ele pode gerar para elas.

 

Por este motivo, existem alguns tipos de garantia que, se você confia de verdade na transformação que seu produto oferece, pode oferecer sem medo de ser feliz.

garantia produtos digitais

Garantia incondicional

Esta é a mais praticada no mercado digital. O infoprodutor oferece uma garantia de 7, 15, 30 dias incondicionalmente. Ou seja, se o cliente comprar o produto e, por 30 dias, ele não gostar, ou ver que não era tudo o que ele imaginava que era, o infoprodutor se compromete a devolver integralmente o dinheiro de volta.

Essa garantia é ótima. Mas, você pode ser ainda mais agressivo na sua garantia.

 

Garantia condicional

Essa garantia ficou famosa no país quando o Erico Rocha, ofereceu no seu famoso curso Fórmula de Lançamento. Ela é uma estratégia agressiva e que tira totalmente o medo do comprador de comprar. Além disso, essa garantia também é indicada para infoprodutores que ainda não têm muita autoridade no mercado.

 

Ela consiste no seguinte: digamos que o seu produto propõe uma transformação em 90 dias.

 

Não dê apenas uma garantia de 90 dias, ofereça uma garantia condicionada à aplicabilidade do seu método passo a passo ( ele terá que comprovar que aplicou), e ainda assim não teve resultado nenhum.

 

Neste caso você liga pessoalmente para a pessoa e vê o que está acontecendo… Se ela está falhando em alguma coisa… Você dá uma consultoria para ela e dá mais um prazo de 90 dias para ela aplicar de novo. Se nem assim ela conseguiu resultados, você além de devolver o dinheiro dela, ainda dá R$1000,00 pelo tempo que ela perdeu aplicando o método. Assustado? Bom, isso funciona. Avalie.

 

Faça o cliente testar

Outra garantia também agressiva e poderosa é a seguinte. Parecida com a primeira, esta  tira ainda mais o medo do comprador. Ela funciona da seguinte forma: você permite que o cliente teste o seu produto por 30 dias sem pagar nada. Se no trigésimo dia, ele não reclamar, o pagamento é feito.

 

Você consegue perceber o quão poderoso é isso? Você tira completamente qualquer medo ou receio que a pessoa possa ter ao comprar o seu produto. Essa é pouco utilizada no Brasil, mas funciona bem com aplicativos e produtos de assinatura que oferecem uma experiência gratuita por determinado período, você já deve ter usado algum app assim.

 

Resumindo: A verdade é uma só

Quanto mais agressiva é a sua garantia, mais confiante o seu cliente estará em comprar o seu produto. Portanto, eu aconselho que se você acredita mesmo nos resultados do seu produto, oferecer a MAIOR garantia que você possa oferecer.

 

Se você não acredita tanto assim, aconselho você aprimorá-lo ao máximo antes de colocá-lo a venda. A garantia precisa ser uma relação de confiança e, não somente, uma “armadilha” para vender mais. Além do mais,  estudos comprovam que quanto maior a garantia, mais resultados positivos ela gera para o infoprodutor.

 

Você precisa bater no peito pelo seu produto. Mostrar que ele é capaz de causar a transformação que você propõe.

Caso contrário, o seu índice de reembolso será maior do que o que você imagina e a sua imagem ficará desgastada no mercado.

E concluindo

Vender é apenas uma questão de confiança. Tanto de você no seu cliente, de você no seu produto, quanto do seu cliente no seu produto e em você. Se tiver essa confiança mútua, as vendas com certeza, irão disparar.

 

Se não tiver, não adianta encher de gatilhos mentais a sua copy que ela não convencerá ninguém, e não vai dar resultado. Muito pelo contrário, vai afastar ainda mais a sua lead do seu produto.

 

Se você quer ficar por dentro de mais dicas do que fazer para vender ainda mais seu infoproduto, clique aqui e deixe seu nome e e-mail. Você receberá antes de todo mundo dicas como essas, que irão fazer suas vendas decolarem e seu negócio passar, definitivamente, para o próximo nível.

 

Aquele abraço e… #boascopys

 

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