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Storytelling: estratégia poderosa para conquistar muito mais clientes

By leandrasoaresrj@gmail.com | Storytelling

abr 14

storytelling

“Pessoas precisam de histórias mais do que de pão propriamente dito. Histórias dizem-nos como viver e por que.”

A frase acima foi retirada da famosa coleção de contos “As Mil e Uma Noites”. Ela tem muito a ver com o que eu vou tratar aqui hoje: STORYTELLING. E você imagina por qual motivo irei tratar desse assunto hoje? Decidi revelar a você um dos maiores segredos de sucesso do copywriting: “Uma história criativa e autêntica é capaz de conectar a emoção das pessoas e inspirá-las à ação de forma única.”

Como eu sei que o seu desejo é aumentar os resultados de vendas do seu negócio, não só hoje, mas sempre, decidi te mostrar passo a passo como uma boa história pode ser aplicada em sua estratégia de marketing e assegurar maiores engajamentos, posicionamento e conversão.

Continue a leitura e descubra agora como conquistar mais clientes através do poder do storytelling!

O que é storytelling e o que isso tem a ver com vendas?

                          STORYTELLING É A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS.

Esta é uma das definições mais simples e relevantes que eu conheço. Indo além, qualquer narrativa contada através de palavras ou de recursos audiovisuais pode ser considerada storytelling. A história pode ser passada por meio da improvisação ou pode ser uma história planejada, trabalhada e polida.

O conceito é muito utilizado em métodos de aprendizagem, sendo uma ferramenta importante para transmitir elementos culturais como princípios, regras e valores éticos. Há décadas o storytelling vem ganhando áreas de expressão, como a literatura, o cinema, a televisão, o teatro e ainda que muitos não percebam nitidamente, o marketing.

Mas por que o storytelling é tão poderoso? Porque o ser humano estabelece melhor as ligações interpessoais através do ato de contar e ouvir histórias. Diante disso, o que se tem comprovado diariamente, é que empresas que decidem usar o storytelling em suas estratégias tendem a ser mais bem sucedidas nas relações comerciais.

E é aqui justamente que o nosso papo se desenrola. Como isso pode ser posto em prática por você e sua equipe? Como usar o storytelling em meu marketing e em suas vendas e assim conquistar mais pessoas para a sua marca? A resposta está nas próximas linhas!

Como usar o storytelling em sua empresa

Estamos vivendo em plena era da informação, onde as pessoas são diariamente bombardeadas por mensagens de marketing e publicidade. Muitas empresas estão lutando pela atenção de potenciais clientes.

Mas, com o poder nas mãos (a internet está aí para provar que o poder é do consumidor), as pessoas criaram certa defesa diante das abordagens tradicionais. É nesse contexto que o storytelling entra em cena. Se você é capaz de contar uma história interessante e que desperte emoções, consegue obter a atenção das pessoas mais facilmente.

Proximidade entre o seu negócio e o cliente. É assim que uma boa história vai criar vantagem competitiva para você, desde os valores transmitidos em seu conteúdo institucional até uma narrativa bem colocada em uma carta de vendas. A questão é justamente criar conexão e deixar o cliente muito mais confiante para comprar o seu produto ou contratar o seu serviço.

Para deixar as coisas mais claras para você, vou falar agora sobre o transmídia storytelling,  um conceito que revela a transmissão de uma mesma história em diferentes formatos de mídias. É através disso você vai conseguir fechar as brechas e evitar que a concorrência chegue à frente na hora de ganhar mais clientes que você.

Transmidia Storytelling: sua história convertendo em diversos canais

Vamos supor que você já tenha definido junto ao profissional de marketing (se não tiver, contrate um) como sua história será contada. Agora você precisa definir como contar essa história nos múltiplos canais disponíveis.

O storytelling poderá ser colocado em prática através de um artigo em seu blog, na página “Sobre Nós”, em um vídeo bem produzido para os eu canal no Youtube, em um infográfico bem direcionado, em uma tirinha publicada nas redes sociais, enfim, em qualquer meio relevante em que a mensagem possa ser devidamente difundida.

Para comunicar bem a sua marca, táticas de transmídia storytelling podem ser aplicadas para “amarrar” todo o contexto. Entretanto, é preciso ter o cuidado para não focar tanto na mídia e esquecer o que de fato importa: a boa história.

“Todo profissional de marketing conta uma história. E se ele sabe como fazer isso, nós acreditamos.” –  (Seth Godin)

Storytelling + Copywriting = Mais vendas

Se você leu até aqui, parabéns! Você está prestes a descobrir como uma boa história vai permitir que você feche muito mais negócios que antes. O que vou apresentar nesse ponto do artigo é realmente algo que podemos chamar de “entregar o ouro”.

Você já se perguntou o que faz um filme ser um sucesso em Hollywood? Bem, em termos gerais, é a arte de contar histórias sendo colocada em prática de forma plena. Existem modelos de histórias que simplesmente nos encantam. Mas não pense que isso é fruto de uma inspiração incrível, Elas surgem de “receitas” infalíveis.

Pois bem, essas mesmas “receitas” podem ser aplicadas em suas cartas de vendas, e-mails e em mensagens de copy em geral… Isso vai fazer que sua oferta seja de fato irresistível, porque você vai estar simplesmente gerando conexão com o seu público. 80% do processo de vendas é emocional e uma história de valor é o que vai separar sua empresa das outras.

É isso o que eu tenho feito há algum tempo: alinhado copywriting e storytelling. Os resultados tem sido nada mais, nada menos que mais vendas realizadas. Para te mostrar na prática, reservei um simples modelo de história para gerar conexão em uma carta de vendas:

Exemplo de história usada em cartas de vendas

A verdade é que não gosto muito de copy “receitinha de bolo”. Porém, nesse caso específico, eu relutei muito, mas decidi que irei te dar um trecho de uma copy básica, como um modelo para você aprimorar. Mas por favor, busque sempre mais conhecimento, baseie-se aqui apenas para ter um direcionamento, não para fazer exatamente igual. Originalidade é peça fundamental em nosso mercado. Combinado?

No [ano/período] eu estava exatamente na sua posição. O que eu mais queria era [alcançar objetivo tal]. Mas eu não conseguia superar [tal desafio]. Sentia-me [mantenha a verdade em seu relato]… Era como se eu estivesse em um labirinto, numa floresta escura, agoniado para achar a saída.

Até que descobri uma coisa… Os resultados poderiam realmente chegar através de [solução/ benefício]. Foi então que despertei e foi como se uma luz se acendesse e me mostrasse para onde eu deveria ir.

Depois dessa descoberta, as coisas se tornaram mais fáceis para mim. Parei de ter dificuldades com [alguma coisa] e alcancei meus objetivos em [tanto tempo]. Agora eu vou te mostrar exatamente como eu fiz…

Claro que isso foi só um exemplo, mas repare como, mesmo com as lacunas não preenchidas, a gente acaba se entretendo com a história. Portanto, se a história for verdadeira, original, e o storytelling, praticado com profissionalismo e precisão, não há limites para você e sua empresa.

Esse trecho é o que você verá em cursos com o nome de Jornada do Herói. Reconhece esse termo? Você provavelmente já ouviu falar.

Fim do post, mas o começo de uma nova forma de fazer negócios!

Todo mundo tem uma história para contar. Algumas são interessantes e contêm grande potencial para envolver as pessoas. Esse pode ser o seu caso, então decida hoje usar isso a seu favor. Faça com que sua experiência molde um roteiro perfeito para conquistar seguidores, fãs, e, claro, consumidores satisfeitos. Atente para o satisfeitos, ok? Não deixe de surpreender positivamente quem se conectou pela sua história.

Em outras palavras use a sua história e a do seu negócio para inspirar, motivar, emocionar e tornar sua marca memorável na vida dos consumidores. Vamos trocar ideia sobre copywriting e storytelling? Deixe um comentário abaixo e farei questão de responder, e boascopys!

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(3) comments

[…] sucesso, pode contar como ajudou outras pessoas. Tenho dois artigos ensinando a fazer histórias, aqui e […]

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Narleide Leite 22 de junho de 2016

Poxa, que interessante. Curti hein heheh

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Juliana Carvalho 1 de setembro de 2016

Muito bom !!! Amei suas dicas!!!Com certeza vão me ajudar muito!

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