Tudo começa com a persona. Vamos definir a sua?

By leandrasoaresrj@gmail.com | Persona

jan 15

persona

Algumas das mensagens mais recorrentes em minha caixa de e-mail são de pessoas querendo saber por qual razão seus resultados em vendas não estão sendo satisfatórios. Eu sempre respondo que se o objetivo do empreendedor está em simplesmente vender um produto, ele acaba limitando os seus resultados. Como assim? O que isso quer dizer exatamente? E em que a persona pode te ajudar?

Explico que o seu foco deve estar em resolver um problema real de um grupo de pessoas, e assim, vender o produto que contenha a solução. Vender a solução, entendeu?  Parece óbvio, mas talvez você não tenha enxergado dessa forma até hoje. As pessoas irão comprar de você se houver a solução para um problema por trás de seus produtos.

Quando você pensa primeiro no problema, e depois na solução, você atinge o coração do consumidor mais facilmente. Mas para isso você precisa ter sua persona definida. Somente dessa forma é que você vai conseguir gerar resultados e alinhar toda a sua estratégia de comunicação e vendas.

Continue a leitura e descubra como começar a definir sua persona e alcançar melhor seus objetivos de vendas!

O que é persona e porque é importante

Buyer Persona é o termo completo e define a representação visual de um grupo de pessoas que você quer ajudar. Em outras palavras, é a simulação de seu cliente ideal. Para construir uma persona você precisa reunir alguns dados e informações úteis e relevantes sobre o público que se interessa pelo que você faz. Reunidas as informações, você vai conseguir tornar as coisas mais tangíveis.

Veja como fica isso na prática.

Comece a imaginar como é o seu cliente ideal. Pense na rotina dele, onde ele caminha, onde mora (capital ou interior?); qual o círculo de amizade, sua postura (tímida ou extrovertida?), onde ele trabalha (funcionário público, empreendedor, advogado…?); a faixa etária, as aspirações, o que ele pensa; seus sonhos e frustrações, o que ele ouve e fala, o que o emociona, e principalmente, o que ela espera da experiência de comprar um produto como o seu.

Agopersona e público alvora você pode escrever tudo isso em uma página em branco e assim começar a trabalhar sua comunicação. Esse processo pode demorar horas, dias, e dependendo do caso, até meses (principalmente se você fizer uma pesquisa mais aprofundada). Mas esse esforço é fundamental. Depois que você formar a persona, fica muito mais rápido prosseguir.

 

 

Quer entender mais sobre persona? Leia também: Encontrou as personas de sua vida? Agora faça elas se apaixonarem por você!

Comece a direcionar sua comunicação a essa persona

Lembre-se a partir de agora que você está dedicando seus esforços para sanar a dor dessa persona. Dedique o seu tempo para compreendê-la, pare e pense em como você vai satisfazer os seus anseios e entregar o melhor produto ou serviço para ela.  Não se esqueça de dar nome a sua persona, pois ela precisa de uma identidade.

Também imagine a forma física dela, visualize você frente a frente com ela, enfim, monte uma comunicação onde vocês possam estabelecer um laço de confiança. Ela, na expectativa do produto, e você, contribuindo para a solução do problema dela. Essa forma de comunicação poderá sofrer alterações, dependendo do tipo de produto, mas a ideia é desenvolver um caminho mais preciso na hora de entregar sua oferta.

O assunto Buyer Persona exige mais tempo, e por isso podemos continuar tratando disso em posts futuros. Meu objetivo aqui foi te dar uma boa base para começar a desenvolver sua persona e direcionar melhor suas mensagens.

Alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário. Farei questão de responder!

 

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Como influenciar a mente dos seus consumidores e vender mais

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(4) comments

[…] Persona, ponto pra você! Porém, se por acaso você ainda não sabe do que se trata esse estudo, leia esse artigo que disponibilizei aqui no blog. Clique aqui e ele […]

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[…] associado ao tipo de público. Por isso sempre faça uma pesquisa minuciosa sobre sua persona (falo sobre isso aqui) para não desperdiçar tempo, esforço e […]

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[…] Descubra quais são suas dores, seus desejos mais íntimos, o que o frustra, o que impede o seu avatar de realizar o seu sonho. Tudo isso, vai ajudar você a vender uma melhor solução para ele. Falo sobre isso aqui! […]

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Carlos Sant' Anna 10 de maio de 2016

Olá Leandra Soares!
Excelente!!!
Como eh fácil quando se tem experiência.

Super obrigado!
Aguardo a sequência.

Agradecido e expectativo!
Carlos Sant’ Anna

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