Uma Estratégia Exclusiva para a sua empresa encontrar o Oceano Azul

By leandrasoaresrj@gmail.com | Estratégias, metas e objetivos

set 04

 

Ter um negócio lucrativo é o objetivo de todo empresário. Muitas vezes a gestão administrativa está correta, os parceiros e fornecedores bem selecionados, e a qualidade do produto é exemplar. Mas a empresa não gera lucro, e o negócio não sai do mesmo lugar. Na verdade, o que faltam são vendas com RESULTADOS EXPRESSIVOS. E para isso, você precisa urgentemente de uma ESTRATÉGIA que te leve ao Oceano Azul..

Para gerar resultados mais significativos nas vendas, você precisa se dedicar a analisar todas as etapas do processo. A venda não comestrategia oceano azuleça no cliente, mas aí na sua capacidade de planejar. Se você tomar isso como base, saberá transferir isso à sua equipe. A equipe é reflexo do líder, portanto o hábito de planejar deve começar imediatamente por você.

E entenda por planejar, um conjunto de coisas. Conhecer bem o produto. estudar pontos fortes do que você irá oferecer, possíveis objeções, e algo que poucas pessoas aplicam na prática: estudar verdadeiramente o cliente.

Vou exemplificar de forma clara: “Quando você entrevista um candidato a trabalhar em sua equipe, você se surpreende positivamente se ele revela conhecer a história da sua empresa no processo seletivo. Isso é sinal de interesse real em integrar a equipe.” Ele pesquisou antes de estar diante de você.

Portanto, pesquise os hábitos de seu cliente, quais os interesses dele, o que o motiva, saiba detalhada na essência qual a dor (problema) que ele de fato está buscando resolver. A turma do marketing digital chama o cliente de Persona ou Avatar, e é bom você já ir se familiarizando com esses nomes porque eles circulam livremente na internet. Se você já tem essas informações detalhadas e conhece a fundo sua Persona, ponto pra você! Porém, se por acaso você ainda não sabe do que se trata esse estudo, leia esse artigo que disponibilizei aqui no blog. Clique aqui e ele abrirá.

Vamos em frente!

Primeiro, você deve saber onde está e para onde vai. A famosa análise dos cenários. É simples, escreva em que ponto está seu negócio hoje e defina onde você quer chegar. Só então, depois de ter clareza de onde deseja chegar, pense como chegará. Isso é fundamental para o crescimento da sua empresa e na formação de sua estratégia. Agora, analise tudo claramente. Para sua empresa crescer, tenha um hábito constante, trace METAS claras e possíveis de serem atingidas dentro do prazo.

E como faço as minhas próprias metas, é uma curiosidade comum entre as pessoas.Muita gente me escreve perguntando como planejo o crescimento de minha empresa, a Comunique First. Para responder a essa pergunta constante, eu escrevi esse artigo revelando todo o meu passo a passo. Vou deixar o link aqui para você, pelas respostas que recebi por e-mails e mensagens no Facebook, é um artigo que vem ajudando a muitos empreendedores.

Mas não te aconselho a ler agora. Mantenha o foco aqui eté o final, e só depois parta para o plano de traçar metas definidas.

Uma observação importante! É válida registrar que, para atingir suas metas de vendas, é necessário que você, ou seu gerente comercial, monte uma estratégia. Para isso, é necessário que vocês saibam como vender seus produtos ou serviços de forma única, praticando a singularidade, tendo em mente que o Oceano Azul é o que você busca. Faça um levantamento de quais preços o mercado pratica, observar a concorrência, ver o que pode agregar de valor, enfim. Pesquisar o mercado é o início da estratégia, mas definir os próximos passos exige EXPERIÊNCIA no mundo dos negócios.

Quem vai de fato fazer o planejamento e definir a estratégia está apto a isso?

Se você tem habilidade e experiência para executar essa função, ótimo. Mas caso você se não se sinta totalmente seguro para planejar uma estratégia, ou ainda não tenha disponível um profissional com tais competências, precisa contratar quem execute essa tarefa urgentemente.

Profissionais de vendas experientes em gestão, são capazes de detectar pontos cegos no seu negócio em poucos minutos. A experiência na área comercial desenvolve nesses profissionais o feeling, que os proporciona uma visão diferenciada de oportunidades de mercado e de alcance de novos clientes. Procure um especialista em estratégias, se possível com um mínimo conhecimento de branding para te auxiliar na expansão da marca.

consultor marketing digital

Não exite, contrate um consultor caso você não possua um colaborador capacitado no quadro. Porém, o quanto antes busque desenvolver essa habilidade em você próprio. É importante um gestor dominar o máximo de competências necessárias para trabalhar o crescimento de sua empresa, e estratégia é a base.

Considerando que você precise de ajuda para o planejamento de vendas, vou te dar uma dica. Nesse link o Sebrae disponibiliza um material que você pode baixar gratuitamente. Veja o que diz o próprio texto do Sebrae: “Planejar de forma sistemática e permanente contribui para o sucesso das vendas e de seu negócio na medida em que permite desenvolver instrumentos para o monitoramento das metas e quotas estabelecidas.”

Uma dica!

Toda a sua comunicação de vendas, a construção de valor, o preço, o discurso, são peças que devem se encaixar, e fazer sua empresa atingir as metas e GERAR LUCRO. Se uma dessas etapas não for bem trabalhada, e se não estiverem todas alinhadas na estratégia, o resultado é a baixa nas vendas. E sem vendas não há lucro, sem lucro, não há negócio.

Bom, caso você queira mais informações e orientações sobre sua estratégia comercial de negócios, continue lendo e pesquisando. Eu indico a você a leitura do livro ” A Estratégia do Oceano Azul“. Nele, os autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne, levam o leitor a entender o que significa navegar em um Oceano Azul de oportunidades. Por mais concorrido que esteja o mercado, empresas bem posicionadas são capazes de não só manter, mas crescer sua base de clientes.

No livro eles estimulam não só a sua criatividade, mas o desenvolvimento de habilidades como pesquisa, estratégia e claro planejamento.

Há um mundo de oportunidades crescendo ao seu redor, e o momento é decisivo para os empresários brasileiros. Independente do tamanho da sua empresa, mesmo que você seja seu único vendedor, cada dia é decisivo para sua estratégia auxiliar no crescimento do no seu negócio.

Não responsabilize o governo ou o cenário mundial há empresas nascendo e crescendo diariamente, independente do momento econômico que o Brasil vive hoje. Quem ficar na dúvida e não se atirar em oceanos azuis, quem não estiver alinhado na estratégia, infelizmente irá naufragar em oceanos vermelhos.

Dê esse passo à frente, convoque a sua equipe e com um plano de estratégia bem definida, inicie uma nova era nos resultados comerciais de sua empresa. São os resultados que diferenciam os grandes empresários da maioria que apenas luta pela sobrevivência do seu negócio. E o que os grandes empresários possuem? Estratégias comerciais muito bem elaboradas. Eles possuem a real noção de que o mundo dos negócios é um grande jogo, onde vence quem tem as melhores estratégias. E ponto.

Eu disse que valia ler até o final, estratégia é tudo. Agora,  para você não esquecer, olha aqui o link das metas. Agora sim, vá lá e entenda como se constrói o futuro de uma empresa sólida. Se você tiver alguma dúvida, pode postar nos comentários tanto aqui, quanto lá no outro artigo. Espero ter te ajudado, comece a executar ainda hoje, ok?

Boas vendas e… Vem Vender Todo Dia!!!!

 

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(4) comments

Lélia Maria 5 de setembro de 2015

Muito boa a explicação! Clara e objetiva!!

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Tacia Duarte 8 de setembro de 2015

Lê!! Como sempre super esclarecedor! Eu tinha muita dificuldade para traçar estratégias lá no comecinho da Fun Size….hoje com a experiência , consigo me virar bem melhor….mas é muito importante estar sempre estudando e lendo artigos como os seus …para sempre recalcular as rotas e enxergar os pontos cegos!! Adorei!!!

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    leandrasoaresrj@gmail.com 9 de setembro de 2015

    Oi querida, fico feliz com seu comentário. Você além de uma grande artista é uma jovem de visão empreendedora amadurecida. Sucesso e obrigada. 🙂

    Reply
Hosting 14 de novembro de 2016

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