Vendas Online: Os Segredos do Fracasso com as Metas

By leandrasoaresrj@gmail.com | Estratégias, metas e objetivos

fev 08

Por que algumas pessoas traçam metas e não conseguem cumpri-las? Por que o plano de alcançar determinados resultados parece sempre muito distante?

As palavras metas e vendas combinam de verdade, não é mesmo? O problema é que em muitas empresas, sejam onlines, ou físicas, o cumprimento de metas parece sempre ficar no ‘campo intangível’.

Alguns empreendimentos sofrem com o “efeito sanfona”, lucrando um mês sim, outro mês não, outras com o “efeito platô”, nunca ultrapassando a média de vendas. Um diagnóstico preciso pode mudar todo o quadro. E é sobre isso que irei falar hoje.

Irei destrinchar os porquês neste artigo.  Meu objetivo é lhe mostrar alguns aspectos do fracasso nas metas, não apenas nas vendas online, mas em qualquer área de negócios, apresentando a saída para o deserto financeiro que sua empresa pode estar enfrentando.

Continue lendo e descubra os segredos do fracasso com as metas!

metas

#1. Falta de comprometimento verdadeiro

Tudo bem, a meta foi estabelecida, está escrita no quadro ou na planilha, você e todos estão cientes do que se deve fazer, mas será que há um comprometimento verdadeiro? A verdade é que em muitos casos, a coisa não foi encarada como um objetivo sincero.

Não basta escrever, aplicar um plano e não se entregar completamente a alcançar as tão sonhadas metas. Este é o primeiro segredo do fracasso nas vendas online ou off-line. Comece a fazer uma análise e perceba se não está faltando um comprometimento verdadeiro com você e sua equipe.

Nesse caso, a motivação é a chave para um maior compromisso profissional. Pessoas desanimadas não chegam ao pódio, e muito menos batem recordes. Pense nisso e comece a trabalhar sua equipe para mudar o quadro.

#2. A não documentação da meta

Foram feitas reuniões para tratar das metas, todos conversaram sobre o que precisa ser feito para angariar lucros. Tudo bem, mas se isso não foi documentado, vai ficar difícil chegar ao que se espera. Este é outro segredo do fracasso com as metas.

O planejamento precisa estar em um documento, onde todos os responsáveis por fazer a coisa acontecer tenham acesso. Essa é uma premissa básica para o sucesso de qualquer projeto de negócios. O motivo? Ao colocar o que tem que ser feito no papel, tornamos as coisas tangíveis, e nossa mente compreende com o lado racional.

Comece a documentar o objetivo com clareza e riqueza de detalhes e certifique-se de que todos estão entendendo perfeitamente cada ponto da meta, assim, as dificuldades e objeções serão eliminadas e o horizonte das vendas vai começar a brilhar.

#3. Ausência de habilidades

Outro cenário da falta de resultados é formado quando, mesmo havendo comprometimento e planejamento, não haver habilidades para agir da forma correta. Um vendedor mau preparado,  equipe de marketing desatenta e o não domínio das ferramentas de vendas são alguns aspectos que precisam ser vencidos.

A ausência de habilidades pode estar fazendo sua empresa andar em círculos em busca da tão comentada meta. O que fazer diante disso? A resposta é um tanto óbvia: ter habilidades. Como? Cursos, treinamentos, leitura, testes, enfim, qualquer fonte confiável de aperfeiçoamento.

Nunca deixe de investir em novos conhecimentos, tanto você quanto para seus colaboradores. Construa uma mentalidade preparada para agir, desenvolva a proatividade e o senso analítico. Dessa forma, os objetivos serão mais facilmente alcançados, mesmo que haja percalços no caminho.

#4. Falta de organização e produtividade

O que pode estar acontecendo também, é o fato de as coisas não estarem devidamente organizadas. Se o plano foi traçado, mas não houve educação para tornar a meta real, o que foi decidido desceu pelo ralo.

A ideia é sempre aliar a organização das tarefas com uma boa produtividade. Muita gente confunde produtividade com trabalhar mais horas por dia. Mas não é exatamente isso. Ser produtivo é fazer o melhor número de coisas, em ordem prioritária, em tempo hábil.

Portanto, se você e sua equipe não forem organizados e produtivos, dê adeus as metas de vendas online. Você pode usar softwares de gestão, como o Evernote e o Trello para se organizar, ou até mesmo uma simples planilha pode servir.

#5. A não clareza da meta

As coisas estão claras para sua equipe de vendas ou para você mesmo? Se tudo não foi detalhado, como expliquei no tópico sobre documentação da meta, as coisas poderão bem ficar complexas e mais um mês de frustração ocorrer.

Saiba exatamente aquilo que quer ou precisa alcançar, especifique todos os detalhes possíveis: valores, quantidades e estabeleça datas com dia, mês e ano. Dessa forma, você estará planejando seu tempo para entrar em ação e conquistar o tal objetivo.

Suas metas de vendas podem ser estabelecidas por etapas, mas é aconselhável que você tenha um indicador de desempenho para acompanhar cada uma delas e saber se está indo pelo caminho certo.

#6. Metas inatingíveis

Outro grande segredo do fracasso! Pensar grande é fundamental, mas tirar os pés do chão e ignorar a realidade te faz bater com a cara no muro. Analise as armas que você tem para fazer, e “aja de acordo com o mercado”. Não adianta determinar um objetivo altíssimo que está a além de suas forças.

Não entenda isso como não acreditar em si, mas em observar dados e fatos para formar um parâmetro do que poderá ser realmente alcançado.  Trabalhar com metas fora do alcance é “nadar, nadar e morrer na praia”.

Para lhe ajudar a não cometer esse e os outros erros que descrevi, vou lhe apresentar uma tática perfeita para a definição de um bom plano de metas para suas vendas online ou offline. Trata-se do método SMART. Entenda:

Método SMART

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O método SMART é um sistema de metas universal, praticado por empresas de grande porte do mundo todo. Ela propõe que sua meta deve ser:

  • S – Específica – Com escopo delimitado.
  • M – Mensurável – Possível de medir se foi alcançada ou não.
  • A – Alcançável – Possível de ser realizada.
  • R – Relevante – Relevante para sua vida e negócio, atrelada a sua missão de vida.
  • T – Temporal – Ter período para ser realizada, com prazo final definido.

Comece a usar este método em seus projetos!

Alcançar resultados nem sempre será tarefa fácil, mas não estabelecer metas por medo de não atingi-las, ou simplesmente por descaso, decretar o fracasso. Um negócio de verdade está sempre exposto ao risco, mas conhecer os segredos do fracasso em relação as metas é um grane passo para vender mais e todo dia.

Grande abraço, sucesso e boascopys!

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