Menu
Assign a 'primary' menu

Como usar o whatsapp para vender

By Leandra Soares - Admin | marketing online

out 02
vender no WhatsApp

Como usar o WhatsApp para vender

palavras chaves - como usar o whatsapp para vender - como usar o whatsapp para negócios - como vender usando whatsapp - como ganhar dinheiro com grupos no whatsapp - como ganhar dinheiro usando o whatsapp - como vender produtos pelo whatsapp - como usar o whatsapp para ganhar dinheiro - como usar o whatsapp para trabalho  

Como usar o WhatsApp para vender, é um tema que  gera dúvidas entre as pessoas que querem usar o aplicativo para negócios. Por isso, eu vim te mostrar que não tem mistério, mas você precisa ter atenção redobrada em alguns pontos.

Antes de mais nada quero te alertar para que leia este artigo todo! Neste artigo vou te explicar como você pode aplicar 5 estratégias altamente eficazes usando o WhatsApp para negócios. Ao final vou te dar uma SUPER DICA para que você entenda como montar a sua estratégia.

Vamos entender primeiro que você precisa criar uma boa estratégia. Não adianta focar na venda em si, pois como já expliquei aqui várias vezes em outros artigos, existe um caminho a ser percorrido, e minha função é mostrar como você pode traçar ele.

Por isso, ao final do artigo você vai entender como como usar o WhatsApp para vender pode ser eficaz mesmo com várias estratégias diferentes, então cabe a você analisar qual vai se encaixar melhor no seu negócio e adaptá-la.

Agora sim vamos ao que interessa! Eu quero te mostrar como usar o WhatsApp para ganhar dinheiro pode fazer a diferença no seu negócio, trazendo ótimos resultados.

Hoje no Brasil, temos mais de 120 milhões de pessoas que utilizam o aplicativo do WhatsApp diariamente. Sim, é muita gente! E isso significa que também é um amplo mercado a ser explorado. Mas para isso, precisa entender como usá-lo ao seu favor.

Conseguir o número do WhatsApp da sua persona é o desafio, e isso você pode fazer na sua isca digital, em formulários através da sua lista de e-mail marketing, na área de contatos do seu site, pense qual a melhor maneira para passar por esta etapa.

Lembra que eu disse ali em cima, que você não pode focar só na venda? Então… a sua persona vai confiar em você o número dela do WhatsApp, então tenha muito cuidado para não ser inconveniente e perder esse bem tão precioso!

Seja em grupo ou em listas de transmissão que logo vou explicar, você precisa entender como vender usando o WhatsApp sem que sua persona perceba o objetivo final.

Através do WhatsApp é possível criar um relacionamento com pessoas que já demonstraram interesse no seu produto ou serviço. Você pode se conectar muito mais fácil com ela e se beneficiar disso na hora de finalizar a venda. E como fazer isso? 

como usar o whatsapp para vender

Confira aqui as 5 estratégias altamente eficazes de como usar o WhatsApp para vender

1 - Firme seu relacionamento aos poucos

Usar o whatsapp para negócios te proporciona estar mais perto de quem quer acompanhar seu trabalho e logo, o seu CONTEÚDO!

Você pode e deve enviar artigos, vídeos do Youtube, super dicas, links, Podcast e tudo o que ache importante para gerar valor no seu negócio. A construção deste relacionamento com a sua persona será através destes conteúdos diversificados que vão afirmar sua autoridade e passar confiança.

Isso não quer dizer que você vai enviar todo dia, ou várias vezes ao dia. Tenha cautela! E ao final vou te dar a SUPER DICA para que você não cometa erros nesta etapa que antecipa a venda.

Tenha em mente que ao longo deste caminho este relacionamento vai ser a ponte entre você e a pessoa que deseja entender mais sobre o que seu produto ou serviço vai ajudá-la.

Trabalhe esta etapa e fortaleça o relacionamento, que dependendo da sua estratégia pode ser de dias ou semanas até que chegue ao envio da oferta e resulte na venda.

2 - Lista de transmissão ou grupo para ganhar dinheiro usando o WhatsApp, qual escolher?

Você vai decidir a melhor opção para o seu negócio.  Vou te explicar aqui os dois modos separados, para te ajudar a entender a diferença e qual vai se encaixar melhor na sua estratégia.

Na opção de grupo,(a mais conhecida), você terá todas as pessoas reunidas em um único lugar. Ao colocar qualquer imagem, link, ou informação todos visualizam coletivamente. Uma das vantagens deste recurso é que, por ser liberado para todos visualizarem e responderem, podem surgir assuntos e conversas muito boas.

Além de ser um ótimo recurso para tirar dúvidas coletivas, ao longo das conversas você pode se beneficiar usando estes temas para criar mais conteúdo. Porém, é necessário manter o objetivo que o grupo foi criado! Não permita que coloquem propagandas, correntes ou Spam não relacionados ao assunto central, para que não vire bagunça.

Já com as lista de transmissão você pode criar um relacionamento personalizado. Ao enviar você pode escolher quantos contatos quiser, mas todos irão receber de forma individual. Mesmo não tendo as dúvida coletivas que podem te ajudar como nos grupos, você pode criar uma transmissão mais direcionada e focada no que deseja com aquela persona.

Mas ATENÇÃO! Para que a lista de transmissão funcione, a pessoa para quem você irá enviar seu conteúdo precisa ter seu número GRAVADO NOS CONTATOS DELA.

3 - Use os Feedbacks para avançar na sua comunicação

Vender produtos pelo WhatsApp pode ser muito bom neste ponto, pois sua comunicação é direta e seu retorno também!

Este feedback pode ser usado tanto antes da venda como depois. Você pode pedir referente a um conteúdo específico que tenha liberado, ou relacionado ao seu produto final, quando sua lead já adquiriu.

Use ele para ter novas ideias, ou mudar o que não está te ajudando. As pessoas gostam de opinar e terão prazer em te falar no que você pode melhorar e o que está dando super certo.

Faça com que elas percebam que estão te ajudando, e que este retorno também é importante para você. Isso vai gerar mais confiança e demonstrar o seu comprometimento com seu trabalho e com elas!

4- Faça sua venda na hora certa para ganhar dinheiro usando o WhatsApp:

Fortaleceu seu relacionamento, enviou conteúdo, aumentou sua autoridade e gerou expectativa nas pessoas que te acompanham? Então agora sim é a hora de vender usando WhatsApp!

Você já deixou claro que a opinião dela faz parte do processo para seu crescimento profissional, que seu produto ou serviço está voltado para atender a necessidade dela e que domina muito bem o assunto, ou seja, a sua venda vai acontecer de forma natural, sem que ela perceba que entrou ali para comprar.

Utilizando Funil de Vendas, ou Fórmula de Lançamento, o importante é concretizar tudo o que você fez até aqui com uma boa copy, seja em textos ou vídeos. Use o WhatsApp para realizar a venda mas não esqueça de utilizar as dicas que ensino aqui no blog, como os gatilhos mentais.

Aqui no blog tenho vários artigos que podem te ajudar a escrever a sua copy de vendas!

5 - Você pode criar o SAC do seu produto e agilizar seu atendimento:

Já vendeu? Então continue o processo! Esta conexão entre você e o seu cliente deve continuar e futuramente pode gerar novas vendas.

A ideia de usar o SAC por WhatsApp como estratégia pode te ajudar a baratear os custos, manter um atendimento especializado, rápido e eficiente.  Este suporte pode ser um bom diferencial até mesmo na hora da venda.

A sua lead já está acostumado a receber seu conteúdo no WhatsApp, ajudou no Feedback quando você pediu, se sente confiante por esse meio de comunicação com relação à você, então porque não usar este meio para também tirar dúvidas?

Entendeu? É mais um meio de garantir segurança à ela na hora da compra, com algo que já se sente familiarizada e que pode ajudá-la de forma simples e sem dor de cabeça ao longo do processo.

Já sabe agora como usar o whatsapp para negócios? Vamos a super dica que te prometi!

Assim como no e-mail marketing, no WhatsApp você deve ter uma certa regularidade no envio de suas mensagens.

Crie uma estratégia para os dias certos de cada conteúdo, por exemplo: as segundas será enviado vídeo do Youtube, nas quartas link de um artigo e sextas dicas relacionadas ao seu produto, ( isso inclui maneiras diferentes de usar e cotidiano associado ao seu negócio),  e vou deixar aqui o link do artigo onde ensino como fazer isso.

https://www.comuniquefirst.com.br/blog/como-se-relacionar-com-a-persona/

Como isso pode ajudar? Muito simples! Além de você se manter presente ao longo da semana, enviando conteúdo de valor sem ficar repetitivo, a sua persona vai saber os dias certos de cada conteúdo e já irá se programar para assistir ao longo do dia! Isso é muito bom para o seu feedback também.

E você pode mudar depois a ordem dos envios ou dos dias, para que ela tenha acesso a todo o conteúdo diversificado.

Agora monte a sua estratégia e  use o whatsapp para negócios também!

Eu disse no começo que você deve tomar cuidado para não ter seu número de telefone bloqueado como SPAM. Então não envie propagandas e mensagens diárias para seus contatos! Tenha moderação no modo de usar para não jogar toda a sua estratégia fora!

Uma ótima vantagem do uso do WhatsApp para fazer seu negócio crescer é que NÃO TEM CUSTO! Você só precisa começar, mas não vai pagar nada a mais para enviar suas mensagens. Além disso, é viral! Já percebeu? Seu conteúdo pode viralizar muito rápido, principalmente vídeos.

E já que eu te ensinei tudo isso, é a hora de você me ajudar com o seu feedback. Me conte o que achou do artigo, como posso te ajudar ou se tiver alguma dúvida deixe aqui nos comentários que irei responder.

About the Author

Leave a Comment:

Leave a Comment: